Teste de Covid-19
Mufid Majnun / Unsplash
Teste de Covid-19

No momento em que o Brasil bate recorde de novos casos de Covid — foram mais de 118 mil registrados na última sexta-feira — fazer o teste para detecção da doença pelo plano de saúde pode ser desafiador.

De 1º a 17 de janeiro, foram registradas 175 queixas na ANS referentes à negativa de cobertura desses testes. Em dezembro, no mesmo período, foram 38.

A demora para o agendamento do exame levou uma analista comercial de 37 anos, que não quis se identificar por usar o plano da empresa, a recorrer a um posto de saúde de Niterói, onde mora.

"Dizem que o sistema privado de saúde é cada vez mais necessário para que o sistema público não colapse. Mas a minha sensação é de que, neste momento, a saúde pública está nos tratando infinitamente melhor", diz a analista.

A ANS aprovou, na última quarta-feira, a inclusão de mais um exame para detecção da Covid no rol de cobertura obrigatória pelos planos de saúde , o teste de antígeno, o famoso teste rápido, que fornece o resultado em até 15 minutos.

Paulo Roque, diretor do Brasilcon, diz que em caso de recusa de cobertura o consumidor deve acionar a ANS e os órgãos de defesa do consumidor:

"Se o descumprimento for em massa, pode-se acionar até o Ministério Público."

Leia Também

Outro problema frequente tem sido o atraso na entrega de resultados e o aumento de preço. Ambos os casos estão sendo investigados pelo Procon-RJ que notificou, na semana passada, 15 laboratórios para prestar esclarecimentos.

"Quem notar algum aumento repentino ou observar descumprimento dos prazos pode denunciar ao Procon ", destaca Cássio Coelho, presidente do órgão de defesa do consumidor.

Confira onde fazer reclamações

Fila. Quem tiver problemas para marcar consultas ou com o teleatendimento, pode entrar em contato com a ANS no site ou pelo 0800 7019656.

Negativa de cobertura. Se o plano de saúde se recusar a fazer os testes do rol de procedimentos da ANS, reclame à agência. O consumidor também pode registrar queixa no Procon e no portal Consumidor.gov.br. Se o problema for recorrente, o Ministério Público pode ser acionado.

Preço e atraso no resultado. É possível ainda denunciar preços abusivos nos testes e atrasos na entrega de exames aos Procons.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!