Surto misterioso de hepatite preocupa britânicos
Testalize.me / Unsplash
Surto misterioso de hepatite preocupa britânicos

O surto inédito de casos de hepatite em crianças, que tem preocupado as autoridades de saúde do Reino Unido, pode ter sido causada pelos adenovírus, agentes que causam o resfriado comum, mostra atualização da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA). Desde janeiro, 74 casos da doença inflamatória do fígado foram registrados, todos em crianças com menos de dez anos.

A UKHSA destaca que não há ligação com as vacinas contra a Covid-19, e que nenhum paciente com hepatite havia recebido o imunizante. Os pesquisadores consideram ainda que o próprio vírus da Covid-19, o Sars-CoV-2, pode ser um dos responsáveis pelo surto da doença, assim como outras infecções ou causas ambientais – todas possibilidades sob investigação.

“Estamos trabalhando rapidamente com o NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) e colegas de saúde pública na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte para investigar uma ampla gama de possíveis fatores que podem estar causando a internação de crianças no hospital com inflamação do fígado conhecida como hepatite. Uma das possíveis causas é que isso esteja ligado à infecção por adenovírus. No entanto, estamos investigando minuciosamente outras causas potenciais”, disse a diretora de infecções clínicas e emergentes da agência de saúde britânica, Meera Chand.

Até o momento, foram confirmados 49 diagnósticos na Inglaterra, 13 na Escócia e os outros 12 divididos entre País de Gales e Irlanda do Norte. As hepatites A a E, cinco tipos comuns de infecções virais que causam a doença, não foram detectadas em nenhum dos casos, o que torna o quadro mais preocupante. Ainda que a hepatite não seja uma complicação comum dos adenovírus, a UKHSA ressalta que a ligação entre os agentes e a hepatite é de fato conhecida.

“Os adenovírus são uma família de vírus comuns que geralmente causam uma série de doenças leves e a maioria das pessoas se recupera sem complicações. Eles podem causar uma série de sintomas, incluindo resfriados, vômitos e diarreia. Embora eles normalmente não causem hepatite, é uma complicação rara conhecida do vírus”, diz a atualização da autoridade de saúde britânica.

Leia Também

O agente é transmitido de pessoa para pessoa por meio de contato físico,  superfícies contaminadas e pelas vias respiratórias. O Reino Unido destaca que a forma mais efetiva de minimizar o contágio é a higienização das mãos, especialmente de crianças pequenas, quando deve ser supervisionada por um responsável para se certificar de que foi realizada corretamente.

“Apelamos também aos pais e encarregados de educação que estejam atentos aos sinais de hepatite – incluindo icterícia – e que contactem um profissional de saúde se estiverem preocupados”, acrescenta Meera.

A icterícia é um dos sintomas mais característicos da hepatite e pode ser observada pelo amarelamento da pele e dos olhos do paciente.

Confira outros sintomas da hepatite segundo a agência de saúde do Reino Unido:

  • Urina escura
  • Fezes pálidas ou cinzas
  • Coceira na pele
  • Olhos e pele amarelados (icterícia)
  • Dores musculares e nas articulações
  • Temperatura alta
  • Enjoo e náuseas
  • Cansaço o tempo todo fora do normal
  • Perda de apetite
  • Dor de barriga

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!