Leslie Hodgson se comunicava com amigos por telefone, mas desde que perdeu a audição, estava preso em um casulo de silêncio
Reprodução/The James Cook University Hospital in Middlesbrough/NHS
Leslie Hodgson se comunicava com amigos por telefone, mas desde que perdeu a audição, estava preso em um casulo de silêncio

Em seu aniversário de 103 anos, Leslie Hodgson chegou ao Hospital Universitário James Cook, em Middlesbrough, no Reino Unido com um único pedido: recuperar a audição, perdida há dez anos. Após saber que ele também era considerado cego - ele enxerga apenas objetos muito próximos -, o médico Noweed Ahmad, se solidarizou com o idoso e decidiu realizar seu desejo.

"Leslie entrou na minha clínica, me disse que era seu aniversário de 103 anos e que (depois de pesquisar) ele queria um implante coclear para restaurar sua audição. Discutindo isso com meus colegas e levando em consideração que ele também estava registrado como cego, sentimos que deveríamos considerar cuidadosamente seu pedido", contou o médico, em comunicado.

Em março, Hodgson se tornou a pessoa mais velha do mundo a realizar um implante coclear. Ele também se tornou a pessoa mais velha do mundo a receber uma petrousectomia subtotal – um procedimento para limpar o revestimento de sua mastóide, a parte do crânio localizada logo atrás da orelha.

O implante coclear, também chamado de ouvido biônico, é um dispositivo ele trônico implantado no ouvido para restaurar a audição de pacientes portadores de deficiência auditiva profunda, que não se beneficiam do uso de aparelhos auditivos convencionais. De acordo com informações da Universidade Federal do Espírito Santo, i implante estimula diretamente o nervo auditivo através de pequenos eletrodos que são colocados dentro da cóclea e o nervo leva estes sinais para o cérebro.

De acordo com Ahmad, a qualidade de vida em pacientes mais velhos melhora significativamente com um implante coclear. Mas, antes do procedimento, Hodgson foi submetido a vários testes para garantir que o ele seria benéfico e seguro.

Hodgson teve problemas de audição durante a maior parte de sua vida. Em 1925, ele foi submetido a uma operação de ouvido. O procedimento, chamado mastoidectomia, foi feito com um martelo e um cinzel. Foi por isso que além do implante, ele também precisou de uma petrousectomia subtotal, para limpar o revestimento de sua mastóide.

Devido à idade do paciente, a operação foi feita sob anestesia local, o que significava que ele estava acordado para ambas as operações. Isso também significou que a cirurgia precisou ser concluída em um tempo muito menor.

Leia Também

Depois da operação, ele já voltou ao hospital para que os médicos pudessem ligar o implante. Isso foi feito com sucesso.

Desde a operação, Hodgson voltou ao hospital para ligar seu implante com sucesso. Ele já consegue ouvir alguns ruídos ambientais e sons de fala, mas os especialistas explicam que levará tempo para que seus níveis de audição e clareza melhorem.

"O cérebro nunca ouviu os complexos sinais de fala como informações elétricas antes", disse a fonoaudióloga Ruth Cole.

A expectativa e que o implante permita que Hodgson volte a se comunicar com aqueles ao seu redor novamente e se sinta conectado ao seu ambiente.

"A cegueira o afasta das coisas, mas a surdez o afasta das pessoas. Desde que sua audição se deteriorou, Leslie ficou preso em um casulo de silêncio agravado pela cegueira. Ele não tem mais família e costumava se comunicar com amigos por telefone, mas não podia mais", disse o cirurgião.

Apesar de ter feito uma operação recorde para consertar sua audição, o paciente agora está determinado a enfrentar sua cegueira.

"No próximo ano, quero tratamento com células-tronco para meus olhos", disse Hodgson.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!