Mapeamento epidemiológico que avalia as condições bucais da população brasileira
Tânia Rêgo/Agência Brasil - 28/04/2015
Mapeamento epidemiológico que avalia as condições bucais da população brasileira

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia nesta terça-feira (19) a primeira etapa do SB Brasil 2020, mapeamento epidemiológico que avalia as condições bucais da população brasileira. As informações coletadas definirão novas diretrizes para as políticas públicas que visam a reorganização do modelo de atenção odontológico, atendendo aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

O censo pretende também identificar doenças mais prevalentes na população, tais como a cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos.

Para a realização da pesquisa, 66 setores censitários foram selecionados na capital paulista pelo Ministério da Saúde (MS). A SMS disponibilizou em cada setor uma equipe formada por agentes comunitários de saúde, técnicos ou auxiliares em saúde bucal e cirurgiões-dentistas para a coleta de informações nas residências ao longo das próximas semanas. Todos os profissionais envolvidos estarão identificados com crachá da SMS e do SB Brasil 2020.

A partir do dia 19 de abril, na fase 1, o agente comunitário de saúde passará pelas ruas do setor censitário sob sua responsabilidade anotando quais são os imóveis residenciais, comerciais ou terreno sem construção.

Na fase 2, com início previsto para 26 de abril, o agente realizará o levantamento sobre os moradores das residências. Quem são e se estão dentro das idades a serem examinadas: crianças de 5 a 12 anos e grupos etários entre 15 e 19 anos, 35 e 44 anos e 65 e 74 anos. O tempo médio de cada visita é de 20 minutos.

Leia Também

Na fase final do trabalho de campo, com previsão para iniciar em 16 de maio, as equipes do censo realizarão novas entrevistas e exames bucais em munícipes determinados pela metodologia da primeira fase, a de arrolamento.

Sobre a pesquisa

O SB Brasil 2020 será realizado em 422 municípios do país e deve avaliar mais de 50 mil pessoas. O MS e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) são os coordenadores do levantamento nacional. A federal mineira, instituição executora, é responsável pela construção do projeto e desenvolvimento dos processos metodológicos.

Esta é a quarta edição do levantamento nacional. A pesquisa já aconteceu em 1986, 1996, 2003 e 2010. A SMS é responsável pela execução do processo com apoio de professores da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!