Diabetes pode causar problemas graves de visão
Pixabay
Diabetes pode causar problemas graves de visão

Cerca de 6,5 milhões de brasileiros - aproximadamente 3% da população - têm problemas graves de visão. Segundo especialistas, parte significativa desses casos tem em comum o mesmo fator: a diabetes.

Em uma pesquisa divulgada em 2021, a revista especializada Ophtalmology apontou que 6% dos individuos que têm diabetes apresentam uma doença grave na retina, como a retinoplatia diabética ou a catarata.

Oftamologista e coordenador do Departamento de Saúde Ocular da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Fernando Malerbi, alerta que em 95% dos casos, as dificuldades visuais decorrentes da diabetes são evitáveis ou tratáveis - para isso, é necessário diagnóstico precoce e bom controle clínico da doença, que é crônica.

"Desta forma, busca-se a conscientização da sociedade sobre a existência de problemas visuais cujos danos podem ser prevenidos quando detectados precocemente", afirma.

Leia Também

Leia Também

Rosane Kupfer, endocrinologista e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), ressalta também a atenção aos índices glicêmicos.

"Para que a prevenção e o tratamento sejam possíveis, o principal aliado é o diagnóstico precoce associado ao bom controle do diabetes ao longo dos anos", diz.

Neste mês, os profissionais de saúde promovem a campanha 'Abril Marrom', que conscientiza sobre a necessidade de prevenção e combate à cegueira.

Em 2019, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNAD) apontou que 52% da população brasileira possui uma doença crônica, delas, 12,3 milhões têm diabetes.

** Filha da periferia que nasceu para contar histórias. Denise Bonfim é jornalista e apaixonada por futebol. No iG, escreve sobre saúde, política e cotidiano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!