Por que covid-19 causa dores no corpo?
Cristiane Martins - De Londres para a BBC News Brasil
Por que covid-19 causa dores no corpo?

Depois de quase um mês com termômetros marcando acima dos 25ºC, grande parte do estado de São Paulo deve receber uma frente fria a partir desta sexta-feira (29). Para além das gripes e resfriados comuns à essa estação do ano, o tempo mais frio pode causar outros reflexos na saúde da população.

Quem nunca ouviu falar (ou falou) no aparecimento de dores no corpo após uma queda brusca na temperatura? O que parece mais um mito do imaginário popular, uma afirmação do senso comum, é realidade, e das mais comuns comuns.

Segundo o especialista Bruno Miranda, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), as dores são resultados da tendência que temos a tensionar mais o corpo e nos movimentarmos menos em dias mais frios.

A situação pode agravar as dores de quem já sofre com problemas crônicos, como artrite. "A ciência concorda que há base científica para a dor relacionada à mudança de temperatura", explica.

"A contração excessiva dos músculos gera desconforto devido à tensão muscular, especialmente em pacientes com dores crônicas."

A medicina explica que com a queda da temperatura, os vasos sanguíneos e os músculos do corpo ficam mais contraídos que o normal.

"O objetivo é levar sangue para as áreas nobres, como coração e pulmão, e evitar que o sangue circule muito por áreas superficiais, o que leva a ainda mais perda de calor para o ambiente", conta o especialista.

Leia Também

Esse mecanismo pode resultar na falta de sangue nas extremidades, como mãos e pés, e articulações, como os joelhos, tornando o líquido dessas articulações mais viscoso, diminuindo a lubrificação e, por consequência, piorando as dores.

"A queda da temperatura altera também a pressão do ar e isso pode deixar as terminações nervosas da cartilagem mais sensíveis, gerando mais dor e desconforto", continua.

Para mitigar esses efeitos, o especialista orienta que a prática de exercícios físicos durante os dias frios e os meses de inverno seja mantida pelos pacientes.

"Além de aumentar a temperatura corporal e fazer o sangue circular pelas extremidades e articulações, o exercício vai evitar que você perca massa muscular e sobrecarregue as articulações que já sofrem com dores crônicas."

Manter-se sempre aquecido com roupas adequadas que favoreçam a troca de calor com o ambiente e aumentar o consumo de sopas e chás também são práticas que podem ser adotadas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!