Surto misterioso de hepatite preocupa Europa
Testalize.me / Unsplash
Surto misterioso de hepatite preocupa Europa

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) anunciaram a morte de mais uma criança em meio ao surto da hepatite de causa desconhecida no mundo, elevando o total do país para seis óbitos. Ao todo, foram registradas ao menos 16 mortes decorrentes da inflamação do fígado no mundo: uma na Irlanda; seis na Indonésia; uma no México e uma na Palestina, além das seis nos EUA, segundo informações do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

De acordo com a última atualização do centro, já foram identificados mais de 614 casos em cerca de 30 países desde o início de abril, e dados mostram que aproximadamente 10% dos pacientes precisaram de um transplante de fígado. No Brasil, o Ministério da Saúde informou que monitora 44 diagnósticos, sem nenhum óbito.

Todos os casos até agora testaram negativo para os vírus tradicionais causadores da hepatite: A, B, C, D e E. A gravidade dos registros, a causa desconhecida e o surto a nível global são pontos que têm intrigado cientistas. A maioria dos diagnósticos é relatado em crianças com menos de 5 anos, o que descarta qualquer ligação com a vacina da Covid-19, uma vez que esse público ainda não foi contemplado.

No anúncio da nova morte detectada nos Estados Unidos, o CDC reforçou que a principal hipótese com a qual eles trabalham é a de que a causa seja o adenovírus 41F. O patógeno, identificado em cerca de 70% das crianças no Reino Unido e nos EUA, é um vírus que provoca resfriados comuns, e não se sabe ainda por que ele estaria desenvolvendo a inflamação grave e inesperada.
Há ainda uma teoria que ganha força, a de que a infecção por Covid-19 possa estar por trás do surto.

Em artigo publicado na revista científica The Lancet Gastroenterology & Hepatology, pesquisadores do Imperial College de Londres, no Reino Unido, e do Centro Médico Cedars Sinai, nos Estados Unidos, consideram que o Sars-CoV-2 (vírus causador da Covid-19) pode ter efeitos prolongados no organismo que eventualmente propiciem a inflamação exacerbada quando as crianças são infectadas pelo adenovírus.

O que fazer?

Para evitar que o surto aumente, a agência de saúde britânica sugere que medidas como lavagem das mãos e higiene respiratória – como cobrir com o braço tosses e espirros – sejam reforçadas. Especialistas afirmam que o aumento no número de casos tem sido relativamente lento, mas alertaram que mais diagnósticos são esperados.

Hoje, não há tratamento específico para a hepatite, mas medicamentos como esteróides ajudam, assim como remédios destinados aos sintomas. A orientação é para que mães e pais estejam alertas para o aparecimento dos sinais e, se for o caso, procurem atendimento médico imediatamente.

Confira os sintomas da hepatite segundo a agência de saúde do Reino Unido:

  • Urina escura;
  • Fezes pálidas ou cinzas;
  • Coceira na pele;
  • Olhos e pele amarelados (icterícia);
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Temperatura alta;
  • Enjoo e náuseas;
  • Cansaço o tempo todo fora do normal;
  • Perda de apetite;
  • Dor de barriga.


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!