Vírus da 'varíola dos macacos'
Foto: Centro de Controle de Doenças/Divulgação - 20/05/2022
Vírus da 'varíola dos macacos'

Segundo o David Heymann, conselheiro da Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto de varíola do macaco na Europa pode ter sido causado por hábitos sexuais de risco em raves na Espanha e na Bélgica.

Em entrevista à Associated Press (AP), o médico afirmou que que a principal teoria para explicar a propagação da doença é a transmissão sexual entre homens gays e bissexuais em duas raves e pode ser encarado como um “evento aleatório”. 

“É muito possível que alguém tenha se infectado, desenvolvido lesões nos genitais, nas mãos ou em outro lugar, e depois tenha espalhado para outras pessoas quando houve contato físico ou sexual próximo”, disse.

Um relatório do governo alemão obtido pela AP, disse que o risco de pegar a varíola do macaco “parece estar principalmente em contatos sexuais entre homens”. Os casos do país estariam relacionados a exposição à doença em “eventos de festa, incluindo nas Ilhas Canarias e em Berlim, onde ocorreram atividades sexuais”. 

Heymann participou de uma reunião com o grupo consultivo da OMS sobre ameaças de doenças infecciosas na última sexta-feira (20) para avaliar a epidemia. 

Ele afirmou que não há evidências de que a varíola possa ter se transformado em uma doença mais infecciosa. Nos últimos anos, ela foi fatal em até 6% das infecções.

Heymann reforçou que a varíola não é como a Covid-19: "Precisamos desacelerá-lo, mas ele não se espalha no ar e temos vacinas para protegê-lo".


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!