Brasil tem 21 casos confirmados de varíola dos macacos, informa Ministério da Saúde
Reprodução/Montagem iG 25.5.2022
Brasil tem 21 casos confirmados de varíola dos macacos, informa Ministério da Saúde

O número de casos da varíola dos macacos identificados no Brasil subiu para 21 nesta quarta-feira com a confirmação de um novo diagnóstico pela Secretaria Estadual de Saúde (SES - RJ).

Segundo a pasta, já são cinco pessoas infectadas no estado e outras 4 suspeitas estão em monitoramento. Os demais diagnósticos foram registrados em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que os casos confirmados estão em São Paulo (14 casos), Rio de Janeiro (5 casos) e Rio Grande do Sul (2 casos).

De acordo com o último informe da sala de situação criada pelo Ministério da Saúde para monitorar a doença no país, há ainda 20 possíveis casos sendo analisados no Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Ceará; Acre; Rio Grande do Norte; Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso do Sul; Espírito Santo; Paraná e Santa Catarina.

Entre os casos confirmados no Rio, a SES-RJ informou que três pacientes são residentes da capital, um da cidade de Maricá e outro de Londres, no Reino Unido, que veio ao Brasil recentemente. Até o momento, 17 suspeitas já foram descartadas.

Ao todo no Brasil, 90 notificações já foram realizadas desde que o Ministério da Saúde tornou o registro da suspeita obrigatório para a varíola dos macacos. Destes, 50 já foram descartados.

No mundo, de acordo com a atualização mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicada nesta segunda-feira, já são 3.413 diagnósticos em 50 países. Desde o informe anterior, do dia 17, foram 1.310 novos casos, e oito lugares registraram pessoas infectadas pela primeira vez.

No entanto, em reunião na última semana, a OMS decidiu que o surto ainda não representa uma emergência de saúde internacional, como é o caso da Covid-19. Ainda assim, a organização reconheceu uma preocupação com o avanço da doença.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!