Covid: Maiores de 30 anos poderão tomar 4ª dose a partir de hoje em SP
Rovena Rosa/Agência Brasil - 19.01.2022
Covid: Maiores de 30 anos poderão tomar 4ª dose a partir de hoje em SP

Maiores de 30 anos poderão tomar a quarta dose da vacina contra a Covid a partir desta segunda-feira (25) em São Paulo. Segundo a Prefeitura da capital paulista, a imunização estará disponível para pessoas dessa faixa etária que tenham recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Até então, apenas adultos com mais de 35 anos estavam sendo vacinados em São Paulo com a quarta dose ou segunda dose adicional. A imunização para esse grupo começou há duas semanas, em 11 de julho. Profissionais de saúde e pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos, além de adolescentes imunossuprimidos, incluindo gestantes e puérperas, também já têm acesso à quarta dose contra a Covid na capital.

A estimativa é que, com a ampliação da faixa etária, outras 514.689 pessoas estejam aptas para essa etapa da vacinação.

"As doses de reforço são essenciais para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos no organismo. Isso reduz a chance de um desfecho mais grave em caso de Covid-19", afirma o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o público poderá se dirigir a qualquer uma das 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, além de três Centros de Saúde (CSs), 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs) e dois megapostos.

Na última quarta (20), a cidade iniciou também a vacinação de crianças de 3 e 4 anos com comorbidades. A imunização desse grupo com a primeira dose contra a Covid começou depois de uma autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atenção a grupos vulneráveis

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, a cidade de São Paulo contabiliza ao menos 2.229.805 casos desde o início da pandemia, além de 43.305 óbitos em decorrência da Covid.

Atualmente, a taxa de ocupação de enfermarias na cidade em razão da doença é de 33%, e a de UTIs, de 29%. São índices considerados baixos em comparação ao período de ápice da pandemia, mas a Covid ainda gera preocupação principalmente entre os grupos mais vulneráveis à doença, como idosos e pessoas com comorbidades.

Desde o início da campanha, a cidade já aplicou mais de 34 milhões de doses da vacina contra a Covid.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!