Situação da doença no Brasil é
Reprodução: BBC News Brasil
Situação da doença no Brasil é "muito preocupante", diz OMS

Nesta terça-feira (26), a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre a situação da  Varíola dos Macacos (Monkeypox) no Brasil e disse que o cenário do país é "muito preocupante", segundo o órgão.

"A situação no Brasil é preocupante. É importante que as autoridades também tomem conhecimento da emergência de saúde pública de interesse internacional e das recomendações temporárias e tomem as medidas adequadas", afirmou a líder técnica da entidade para a doença, Rosamund Lewis.

De acordo com os dados da OMS, na última semana, o Brasil tinha o oitavo maior número de casos da doença no mundo, com 592 infecções. Nessa segunda-feira (25), porém, o Ministério da Saúde já contabilizou 696 casos.

Segundo Lewis, além do número registrado pelas autoridades, pode estar acontecendo uma subnotificação de casos devido à falta de testagem.


"O que é criticamente importante é o acesso aos testes, e talvez até o acesso ao teste não esteja disponível em todos os lugares", alertou.

No último dia 23, a OMS classificou a doença como emergência de saúde pública internacional , o nível máximo de alerta do órgão.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!