Alguns países já iniciaram a vacinação contra a varíola dos macacos
FreePik
Alguns países já iniciaram a vacinação contra a varíola dos macacos

Após o Brasil confirmar sua primeira vítima fatal da varíola dos macacos, foi a vez da Índia e da Europa registrarem suas primeiras mortes pela doença - duas na Espanha e uma na Índia. Com isso, o mundo já contabiliza 4 mortes por varíola dos macacos fora do continente africano.

O anúncio da morte no país asiático aconteceu nesta segunda-feira (1º). A vítima é um homem de 22 anos que descobriu a infecção durante uma viagem aos Emirados Árabes Unidos em 21 de julho. Ele morreu no sábado (30).

Já na Europa, a Espanha confirmou a 1ª morte na sexta-feira (29). No dia seguinte, o país anunciou a 2ª vítima. Segundo o jornal “El País”, as duas pessoas desenvolveram encefalite, uma inflamação no cérebro, depois de contaminadas.

Varíola dos macacos  no Brasil

Na sexta-feira (29), o Ministério da Saúde confirmou a 1ª morte no Brasil por varíola dos macacos. A vítima era um homem de 41 anos, com imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer (linfoma). Ele estava internado em um hospital público em Belo Horizonte.

De acordo com o ministério, a causa da morte foi choque séptico, agravada pela varíola dos macacos. O ministério informou em entrevista a jornalistas na sexta-feira (29) que irá investigar a preponderância dessas comorbidades para o óbito do paciente. O caso foi o 1º óbito registrado fora do continente africano.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!