O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, na manhã desta segunda-feira (1), que o Brasil receberá o antiviral tecovirimat, medicamento usado contra a varíola dos macacos. A compra será realizada por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Segundo o ministro, as primeiras remessas serão destinadas a "casos mais graves" da doença. Atualmente, o Brasil registra 1066 casos da doença.
Apesar de ter divulgado a aquisição, o ministro não informou quantas doses serão compradas nem o prazo para que o remédio chegue ao país.
Em maio deste ano, resultados de testes com dois antivirais se mostraram promissores. O tecovirimat e brincidofovir. Em ambos os casos, houve redução no tempo dos sintomas, assim como no período em que o infectado transmitia a doença.
Surto no país
Com a escalada de casos, a pasta inaugurou um Centro de Operações de Emergência (COE) com objetivo de acompanhar o desenvolvimento da doença. De acordo com a pasta, há casos confirmados em 16 estados. Na última sexta-feira (29), o governo federal confirmou a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. O óbito foi registrado na quinta-feira (28), e a vítima era um homem de 41 anos, que faleceu em Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .