Varíola dos macacos
Divulgação
Varíola dos macacos

Uma das características mais marcantes da  varíola dos macacos são as erupções cutâneas que podem surgir em diversos locais do corpo. Além dos sinais clássicos de uma infecção, como febre e dores no corpo, as pústulas são o principal sintoma do vírus monkeypox . Porém, pesquisadores espanhóis alertam que as lesões estão diferentes no surto atual da doença em comparação com os registros anteriores, com bolhas chamadas de pseudo-pústulas sendo predominantes agora.

O estudo, publicado nesta semana na revista científica British Journal of Dermatology , analisou 185 pacientes de maio a julho deste ano no país. Os pesquisadores observaram que na maioria dos casos as lesões começaram nas genitais, na face, nos braços e mãos ou na região perianal. No entanto, as erupções, embora semelhantes às pústulas tradicionais, eram sólidas e não continham pus.

"A varíola dos macacos é frequentemente descrita como causadora de pústulas, lesões cheias de pus, mas neste surto o principal sintoma da pele são pseudo-pústulas, bolhas brancas e sólidas que parecem pústulas, mas não contêm nenhum pus. Esta característica é muito rara em outras doenças, por isso é um sinal muito claro do vírus monkeypox", alerta o principal autor do estudo e coordenador da Academia Espanhola de Dermatologia, Ignacio Doval, em comunicado.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!