A recuperação da autoestima e da alegria de viver de uma pessoa pós tratamento é sempre um desafio. Hoje os pacientes sempre têm em seu favor grandes aliados, a fim de auxiliar nessa recuperação da força de viver e da autoestima. Quando uma mulher luta contra um câncer de mama que resulta na retirada dos seios, a prótese mamária torna-se uma aliada fiel e eficaz na recuperação da alegria e da sua autoestima feminina.
Um estudo clínico realizado pela Escola de Enfermagem da Universidade da Flórida, ouviu diversas mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama. 94% das entrevistadas afirmaram que sua autoestima foi recuperada após a colocada de silicone nos seios. 48% das mulheres se declararam felizes quando voltaram a usar o sutiã do desejo delas.
No Brasil, o Dr. Carlos Conte, cirurgião plástico, afirma a mulheres acometidas pelo câncer de mama “que uma alternativa para a paciente voltar a se sentir feliz consigo mesma é a prótese mamária, que devolve todas as características femininas que os seios trazem”.
Após o tratamento, o Dr. Carlos esclarece que “a intervenção cirúrgica da prótese pode, sim, ser realizada a partir de um processo seguro junto de seu médico cirurgião”.
Para as pacientes que precisam realizar a radioterapia, o cirurgião indica que é preferível “realizar o procedimento da prótese mamária com no mínimo 3 meses após a mastectomia. Caso haja necessidade de continuar o tratamento por mais algum tempo, o ideal é esperar por, pelo menos, 6 meses após a última sessão de radioterapia”.
Portanto, mesmo com os dados do estudo que a pesquisa apontou, é notável que a retirada dos seios causa um grande impacto, tanto físico, quanto psicológico em muitas mulheres.
“A prevenção e o autocuidado devem ser praticados sempre, o ano todo. Faça seus exames regularmente, cuide de você mesma”, conclui Dr. Carlos Conte.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Port