Cientistas da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, descobriram um organismo que se alimenta de vírus. Trata-se de uma espécie de Halteria, seres microscópicos que habitam a água doce, que se alimenta de clorovírus, conhecidos por infectar algas verdes.
Até esse momento, era desconhecido alguma espécie que se alimentasse de vírus. Para o pesquisador John DeLong, da Universidade de Nebraska-Lincoln, era só uma questão de procurar e foi isso o que ele fez.
Para descobrir se algum micróbio comia ativamente algum vírus, DeLong e sua equipe coletaram amostras de água da lagoa, isolaram diferentes micróbios e adicionaram grandes quantidades de clorovírus, um habitante de água doce que infecta algas verdes.
Nos dias seguintes, a equipe rastreou o tamanho da população dos vírus e dos outros micróbios.
Em uma segunda etapa do experimento, a equipe marcou o DNA do clorovírus com um corante fluorescente e descobriu que as células de Halteria começaram a brilhar. Isso ajudou a confirmar que o microrganismo realmente estava consumindo o vírus.
O estudo mostra que o termo recém-criado “virivoro”, que designa um organismo que se alimenta de vírus, existe. Como é improvável que a Halteria seja o único, os pesquisadores planejam continuar investigando o fenômeno.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.