Esta é a terceira fase do ensaio clínico
André Biernath - @andre_biernath - Da BBC News Brasil em Londres
Esta é a terceira fase do ensaio clínico

Foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) nesta quinta-feira (16) a terceira fase do ensaio clínico da vacina para a influenza tetravalente (fragmentada e inativada) QIV-IB, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan.

Nesta etapa, serão analisados a imunogenicidade e a segurança da vacina em pessoas lactantes e em crianças entre 6 e 35 meses. A agência ainda informa que o ensaio aprovado nesta quinta (FLQ-02-IB) e o anterior (FLQ-01-IB), de fevereiro, são as idades dos testados.

No primeiro, o grupo focal foram crianças de a partir de 3 anos, tendo a dosagem da vacina ajustada.

A vacina tetravalente segue os mesmos esquemas de produção da trivalente (fragmentada e inativada), também produzida Instituto Butantan (TIV-IB), que vem sendo utilizada nas campanhas nacionais de imunização contra a doença, segundo o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Porém, enquanto a trivalente possui o vírus B (linhagem Yamagata – TIV-Y-IB) e a outra o vírus influenza B (linhagem Victoria – TIV-V-IB), a nova vacina visa ter duas cepas da linhagem B na composição.

"Dessa forma, espera-se obter uma vacina influenza tetravalente análoga à trivalente, mas com uma proteção adicional contra uma segunda cepa B, determinada sazonalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A adição da segunda cepa B de influenza (quarta cepa na vacina) ocorreu na transição da vacina influenza sazonal bivalente para a trivalente, após a pandemia de influenza H1N1 em 2009”, explicou a agência.

A pesquisa visa incluir 1.900 participantes entre 6 e 35 meses, em 10 centros localizados em São Paulo, Roraima, Sergipe e Pernambuco. É esperado que o tempo de participação se estenda durante 6 meses após a vacinação completa, fechando 12 meses para a finalização do estudo.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!