A Polícia Civil do Rio Grande do Sul indiciou a empresa Fugini, dois sócios e um funcionário responsável pelo controle técnico de qualidade dos produtos por crime contra a relação de consumo. Nessa sexta-feira (2), a Fugini também foi notificada administrativamente.
A ação policial investigou denúncias de pessoas que teriam comprado molhos de tomate da marca que vieram com fungos e ovos de parasitas, em Viamão (RS).
Em nota nessa sexta, a Fugini disse que ainda não tinha sido notificada sobre o indiciamento.
"É importante destacar que os laudos que atestaram suposta presença de fungos em determinados produtos, que foram objeto de matérias jornalísticas nos últimos dias, não contaram com exames microbiológicos, metodologia cientificamente adequada para se chegar a possível resultado sobre a amostra analisada", afirmou a marca.
As amostras de três molhos de tomate adquiridos por consumidores em dezembro do ano passado foram analisadas pelo Instituto Geral de Perícias. Outras, que foram coletadas ainda lacradas pela Vigilância Sanitária, foram levadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS).
Após ser analisado, o material da perícia indicou que as amostras tinham estruturas fúngicas filamentares (bolor e mofo), bactérias e fragmentos de ovos de parasitas.
A empresa também afirmou que "os produtos analisados estavam com a embalagem aberta desde dezembro". "Conforme consta da embalagem, a empresa recomenda que, para manter sua qualidade, o produto deve ser mantido sob refrigeração e utilizado em até um dia, uma vez que não leva conservantes em sua receita. Além disso, uma das amostras analisadas estava até mesmo com o prazo de validade expirado."
De acordo com a polícia, os molhos analisados tinham apresentações finais e lotes diferentes, mas continuavam sendo da mesma marca.
O inquérito foi enviado à Justiça do Rio Grande do Sul. A Anvisa e a Vigilância Sanitária foram acionadas pela polícia.
Veja a nota da Fugini na íntegra:
"Fugini Alimentos, empresa referência no setor, com 27 anos de atuação no mercado, informa que não recebeu qualquer notificação da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão (RS), no âmbito de inquérito instaurado para averiguar a qualidade de alguns produtos da marca.
Vale ressaltar que à época da instauração do inquérito, em dezembro de 2022, amostras coletadas em diferentes pontos de venda e mercados da região foram enviadas ao órgão responsável por análises de saúde pública, o LACEN e, conforme a Fugini já demonstrou nos autos, os resultados dessa análise comprovaram a segurança do Molho de Tomate Fugini das amostras analisadas.
A Fugini reforça que, como preconiza a legislação brasileira e as boas práticas de fabricação, a empresa realiza análises microbiológica e físico-química de todos os lotes de produção de todos os produtos da empresa e os submete a rígidos controles de qualidade. Conforme se demonstrou nos autos, essas análises foram realizadas em amostras dos lotes investigados, que estavam dentro dos padrões de qualidade e saíram da fábrica em perfeitas condições de consumo.
Além disso, é importante destacar que os laudos que atestaram suposta presença de fungos em determinados produtos, que foram objeto de matérias jornalísticas nos últimos dias, não contaram com exames microbiológicos, metodologia cientificamente adequada para se chegar a possível resultado sobre a amostra analisada.
Por fim, mas não menos importante, os produtos analisados estavam com a embalagem aberta desde dezembro. Conforme consta da embalagem, a empresa recomenda que, para manter sua qualidade, o produto deve ser mantido sob refrigeração e utilizado em até um dia, uma vez que não leva conservantes em sua receita. Além disso, uma das amostras analisadas estava até mesmo com o prazo de validade expirado.
A Fugini reafirma que seus canais de atendimento estão sempre abertos para esclarecer quaisquer dúvidas. Nosso SAC (0800 702 4337 ou [email protected]) está disponível, de segunda a sexta-feira das 08h00 às 17h00.
Seguiremos trabalhando de forma contínua para manter a sociedade informada sobre os pilares fundamentais que sustentam a idoneidade e o compromisso da marca com seus milhões de consumidores."
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