Dengue
Reprodução: pixabay
Dengue

O número de mortes por dengue no estado de São Paulo subiu para 115, de acordo com a atualização do painel de monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde neste sábado (23). Ainda há 284 óbitos em investigação.

O estado registrou 303 mil casos confirmados da doença e mais de 721 mil notificações. São Paulo, Guarulhos, Marília, Pederneiras, Taubaté e Jacareí foram as cidades que confirmaram mais óbitos neste ano, de acordo com o painel do governo estadual.

A administração estadual decretou emergência para dengue no início de março, após o estado alcançar a marca de 300 casos por 100 mil habitantes, colocando-o em situação epidêmica da doença de acordo com parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde). O decreto não só aumenta a visibilidade do problema, mas também permite a realocação de recursos para o combate à doença, com o apoio do Ministério da Saúde. A capital paulista também entrou em emergência no dia 18 de março ao atingir o mesmo patamar de casos por 100 mil habitantes.

Desde janeiro deste ano, pelo menos outros oito estados (Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), além do Distrito Federal, decretaram situação de emergência devido à doença.

O Brasil enfrenta uma epidemia de dengue sem precedentes, ultrapassando a marca de 2 milhões de casos prováveis, de acordo com os dados do painel do Ministério da Saúde, atualizados nesta sexta-feira (22). O número representa um aumento de 19% em relação ao registrado em todo o ano de 2023. Em menos de três meses, foram confirmados 715 óbitos decorrentes da doença, enquanto outros 1078 estão sob investigação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!