Alimentos que ajudam a desinchar

Embora tenha origens diversas, o inchaço pode estar ligado à alimentação. Veja o que fazer e o que comer para evitá-lo

iG São Paulo

A causa pode ser prisão de ventre, estresse, alergias alimentares ou qualquer outro problema de saúde como intolerância a lactose ou problemas gastrointestinais. O fato é que ninguém gosta daquela sensação de barriga inchada, que pode durar horas.

Leia: Cuidado com os alimentos que “dão barriga”

O nutricionista David Grotto, no livro “101 Alimentos para uma vida plena” (Ed. Larousse) e a Clínica Mayo oferecem dicas de como evitar o inchaço e uma lista de alimentos que podem ajudar a reduzir o inchaço.

Mude de atitude

Escute o corpo: preste mais atenção aos efeitos do que você come na sua barriga e evite os alimentos que aumentam a sensação de inchaço.

Modere a ingestão de gordura: ela atrasa o esvaziamento do estômago e favorece a sensação e estufamento.

Coma devagar e aposente o canudinho: comer rápido e beber líquidos pelo canudo aumenta a ingestão de ar.

Fuja da cerveja e dos refrigerantes: essas bebidas liberam o gás dióxido de carbono, que ajuda a inchar a barriga.

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Alimentos que ajudam a perder a barriga

Aposente o chiclete e a balinha: quando você masca ou chupa um caramelo mais duro, engole mais do que o normal e parte do que é engolido é ar.

Não fume: ao inalar a fumaça, também está engolindo ar.

Trate a prisão de ventre: quanto mais tempo o resíduo de comida permanece no intestino, mais tempo ele tem para fermentar, gerando inchaço.

Mexa-se: dar uma caminhada curta, de 15 minutos, após as refeições ajuda no processo de digestão.

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Aprenda o que comer:

Sementes de linhaça, girassol e gergelim: são ótimas fontes de cálcio, zinco e vitamina E, que ajudam o corpo a eliminar toxinas que causam o inchaço. Foto: Getty ImagesIogurte: laticínios fermentados contêm bactérias que ajudam o intestino digerir melhor alguns alimentos, evitando assim a produção de gases. Foto: Getty ImagesHortelã: contém substâncias que ajudam na digestão dos alimentos, facilitando o trânsito da comida pelo trato gastrointestinal. Foto: Getty ImagesArroz: além de ser um dos poucos grãos que não provoca flatulência, ele atua como uma espécie de esponja, absorvendo os gases. Foto: Getty ImagesGengibre: além de um potente anti-inflamatório, essa raiz atua facilitando a digestão e evitando a produção de gases. Foto: Getty ImagesFuncho: o chá dessa planta é usado há séculos na medicina tradicional para facilitar a digestão. Foto: Getty ImagesMelão: rica em fibras (elas combatem a prisão de ventre) esta fruta tem propriedades diuréticas, pois combate o excesso de sal no corpo, o que ajuda desinchar. Foto: Getty ImagesAipo: é rico em fibras e tem propriedades diuréticas. Só não vale exagerar no consumo!. Foto: Getty Images



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