Para não engordar no frio: aprenda a emagrecer a sopa e o chocolate quente

Por iG São Paulo

Texto

Sensação de fome aumenta em baixas temperaturas; confira o cardápio para comer bem e manter a forma em um dia frio

Getty Images
No frio a sensação de fome aumenta e bebidas quentes ajudam a "enganar" o organismo

A impressão é de que a mesma régua mede dois fenômenos: as temperaturas atmosféricas diminuem e a sensação de fome aumenta na mesma proporção.

Os especialistas confirmam: de fato, quando está frio a vontade de comer é ampliada e isso acontece por questões físicas.

“O organismo queima mais calorias para aumentar o metabolismo. Normalmente, no frio, o apetite é maior porque a digestão ocorre com mais facilidade”, explica o endocrinologista Alfredo Cury, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade.

Isto não significa, no entanto, que a temporada de inverno deve coincidir com a época de comilança, ainda que os casacos pesados disfarcem os quilos a mais. .

Calculadora: Veja se o seu peso ameaça a sua saúde

A orientação nutricional segue justamente o caminho inverso. Os meses mais gelados são ideais para quem quer entrar em forma (já que o gasto calórico é maior) e, para isso, basta escolher alimentos que auxiliam na sensação de saciedade, enganam a fome persistente e fornecem baixa ingestão calórica.

Entenda: Baixas temperatutas ajudam a emagrecer

“Sopas, chás, mingaus e cafés são boas opções. Utilize muitos temperos naturais, que dão sabor sem adicionar calorias”, afirma a nutricionista Andréa Uzeda. “Para aumentar a queima calórica o ideal é utilizar diariamente alimentos termogênicos, como chá verde, canela, gengibre, pimentas vermelhas e especiarias”.

Receitas: Muitas formas de fazer a sopa

Estes “queridinhos” da dieta para os dias frios – citados pela especialista – ajudam a manter a temperatura do organismo elevada e por isso driblam a fome característica da estação.

A seguir, Andréa dá dicas para “emagrecer” a sopa, o mingau e até o chocolate quente. E ainda prepara um cardápio completo para manter a forma e diminuir a fome nos dias frios.

Sopa: deve ser preferencialmente de legumes com uma proteína magra (frango) e deve-se evitar o uso de farinhas, creme de leite e manteiga. Foto: Getty ImagesChocolate quente: a melhor opção seria o uso do cacau em pó que traz diversos benefícios à saúde, em vez dos chocolates em pó, ricos em gorduras e açúcar. Foto: F. LangMingaus: devem ser preparados com leite desnatado e dar preferência pelos menos calóricos como o de aveia, linhaça e adicionar no lugar do açúcar, o adoçante.. Foto: Dante Barros/DivulgaçãoChás: são liberados desde que consumidos puros ou com adoçante. Prefira o verde que tem potencial diurético. Foto: Getty Images

Um cardápio para um dia frio

Café da manhã:

2 fatias de pão integral

1 fatia de queijo minas

1 copo de leite desnatado misturado com cacau em pó

Lanche da manhã:

1 banana

Almoço:

Entrada de caldo de legumes

2 colheres de Arroz integral

1 concha de Feijão

1 bife grelhado

Sobremesa: Maçã assada com canela

Lanche da tarde:

Mingau de aveia

Jantar:

Sopa de abóbora com gengibre

Ceia:

Chá de camomila

Siga lendo notícias de alimentação

Leia tudo sobre: frioalimentaçãocardápio
Texto

notícias relacionadas