Massagens quentes para o frio

Conheça as principais técnicas para relaxar e esquentar o corpo no inverno

Chris Bertelli , iG São Paulo

Divulgação
Candle massagem: feita com velas especiais

Bastam os termômetros marcarem menos de 20°C para todo mundo abaixar a cabeça, encolher os ombros e unir os braços na frente do tronco.

A posição, adotada mesmo por quem está quentinho dentro de blusas de lã e casacos, é uma tentativa de escapar do frio, mas prejudica a coluna, trazendo dores nas costas, ombros, pescoço e cabeça.

Siga o iG Saúde no Twitter 

Para aliviar a tensão e o estresse e ajudar a alongar os músculos tão encolhidos nessa época, o iG Saúde fez uma seleção de massagens que relaxam e ajudam a espantar o frio. Bom proveito!

Candle

À primeira vista parece impossível dizer que a massagem com parafina quente realmente relaxa. No entanto, a temperatura da vela que vai sendo derramada sobre o corpo não chega a machucar a pele, mas aquece e alivia a tensão.

Faça o teste e descubra: Você está estressado?

A parafina utilizada não é a mesma das velas comuns, em geral ela é acrescida de óleos essenciais de lavanda ou erva-doce que potencializam os benefícios da massagem. Os movimentos são mais leves e lentos.

“Além de aliviar as dores musculares, ela hidrata a pele profundamente. É ótima para quem tem psoríase, por exemplo”, explica a massoterapeuta Vanessa Vaz, do Spa Sorocaba, no interior de São Paulo.

Pindas chinesas

Pindas são pequenos sacos de linho com ervas diversas aquecidas, de origem oriental. Eles são friccionados na pele com movimentos de diferentes técnicas de massagem. O aroma exalado também ajuda no relaxamento, funcionando como uma terapia complementar.

"Pode ser indicada para um relaxamento profundo. Combate as situações de estresse e no descongestionamento das vias respiratórias, além do relaxamento muscular e aumento da autoestima", explica a fisioterapeuta Thais Gaspar, do Zahra Spa & Estética.

Rogério Voltan/Divulgação
Massagem com pedras vulcânicas que esquentam e relaxam

Pedras quentes

Para evitar que o corpo resfrie, o ideal é que essa massagem seja feita sobre uma manta aquecida, que vai ajudar a manter a temperatura e a esquentar as extremidades do corpo.

Nesta messagem, pedras vulcânicas são colocadas em pontos específicos (os chamados chackras) como na região cervical e na nuca. Com pequenos movimentos ao longo do corpo, a massagem relaxa completamente os músculos tensionados.

“As pedras ajudam a realinhar, não apenas superficialmente, mas de maneira profunda, levando a uma sensação intensa de bem-estar”, afirma Marianne Brepohl, do Spa Lapinha, no Paraná.

Spa Gourmet de Café

Ideal para quem gosta do cheirinho confortante da bebida e quer mais energia para o dia a dia. A massagem começa com uma esfoliação com pó de café e cosméticos. Uma manta térmica ajuda a deixar o corpo aquecido. Na sequência, um banho aromático com café, chocolate e canela. Depois, a massagem é feita com um balsamo de café, para dar mais energia.

"A massagem aumenta a vitalidade, a disposição e retarda o envelhecimento", afirma Marília Estelita, Diretora do Kabanah Spa, em São Paulo.

Caldarium

O caldarium é uma espécie de banco de pedra aquecido a 40⁰C por um sistema de água. Ele funciona como uma pré-massagem. Marianne Brepohl, do Spa Lapinha, recomenda que a pessoa fique no local por vinte minutos.

“Ajuda a relaxar antes mesmo de chegar a hora da massagem”, indica.

Leia mais :
Benefícios da massagem vão além do relaxamento
Massagem é melhor do que remédio para dor nas costas
Massagem ao som de rock: o spa ficou radical

    Leia tudo sobre: bem-estarmassageminverno

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG