Aprenda a fazer sucos que refrescam e ajudam a manter o corpo hidratado

Aposte nessas receitas para ajudar o organismo a enfrentar o calor do último dia do ano

Chris Bertelli , iG São Paulo

Quando o índice de umidade relativa do ar está inferior a 30%, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda cautela.

Nos dias mais secos, hidratar-se adequadamente é essencial para evitar prejuízos à saúde. O clima favorece crises respiratórias e até problemas mais graves como o infarto.

Para repor os sais minerais e se hidratar de maneira rápida, a nutricionista Lucianna Jardim indica sucos com morango e cenoura. A fruta é fonte de vitamina C e antioxidantes, evitando o envelhecimento da pele e o legume é rico em betacaroteno e compostos fenólicos como o ácido caféico.

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E se além de hidratar, a ideia é acelerar o metabolismo, vale apostar em um suco termogênico. Lucianna indica misturar maçã, salsão, aipo e gengibre.

“O aipo e o salsão são ricos em fibras e vitamina C e têm ação diurética – fator super importante para as mulheres, pois elas têm tendência à retenção de líquido”, diz.

Já a nutricionista Betina Ettrich, de Porto Alegre, recomenda o mix de abacaxi, água de coco, hortelã e suco de limão. Entre as frutas, na hora de batê-las, prefira melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, goiaba e banana, que são basicamente compostas por água.

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Veja a seguir receitas de sucos diversos que ajudam a hidratar:

Suco de morango e cenoura: bata 5 morangos, 1 cenoura e 200ml de água de coco (ou de água pura). Foto: Getty ImagesSuco de maçã, salsão, aipo e gengibre: bata 1 maçã, 1 talo de apio e 1 de salsão e uma colher de sopa de gengibre ralado. Foto: Getty ImagesAbacaxi, hortelã, limão e água de coco: bata 300 ml de água de coco, 2 fatias médias de abacaxi, 4 folhas de hortelã e o suco de meio limão. Foto: Getty ImagesSuco de melancia com limão: bata uma fatia pequena de melancia com o suco de um limão. Foto: Getty ImagesSuco de erva-doce e pera: bata 1 pera com 300ml de chá de erva-doce. Foto: Getty ImagesSuco de melão, mel e água de coco: bata 200ml de água de coco, 1 colher (de café) de mel e uma fatia de melão. Foto: Getty ImagesChá mate com limão: bata 200ml de chá mate com o suco de 1 limão. É uma ótima pedida para hidratar rapidamente e refrescar. Foto: Getty ImagesSuco de banana com maçã: bata uma banana nanica com uma maçã e 200ml de água de coco. Se preferir, use leite desnatado em vez de água de coco. Foto: Getty ImagesSuco de melancia com capim cidreira e laranja: bata 1fatia pequena de melancia, o suco de 2 laranjas, 2 folhas de capim cidreira e coe antes de servir. Foto: Getty ImagesSuco de maçã verde, mel e limão: bata 1 maçã verde, 1colher (de café) de mel e o suco de um limão. Foto: Getty ImagesSuco de goiaba com água de coco: bata 200ml de água de coco com uma goiaba vermelha. Foto: Getty ImagesSuco de abacaxi com hortelã: bata 2 fatias de abacaxi com 3 (ou mais) folhas de hortelã. Foto: Getty Images

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