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Controlar a postura e inspirar e expirar na hora certa ajudam a evitar lesões e problemas cardíacos. Saiba o que fazer antes de um treino de força

Treino de força: se for feito de forma errada, ele pode fazer mais mal do que bem
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Treino de força: se for feito de forma errada, ele pode fazer mais mal do que bem

Músculos fortes são fundamentais para ter um corpo saudável. Uma maneira de mantê-los em forma é o treino de força. Mas, se feitos de forma errada, os exercícios de fortalecimento muscular podem fazer mais mal do que bem.

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Veja algumas diretrizes elaboradas por especialistas da Escola de Medicina e Saúde de Harvard (Estados Unidos) que ajudam a evitar lesões e manter o treino de força como o programado:

1. Sempre aqueça e desaqueça o corpo adequadamente;

2. Estabeleça uma postura correta para evitar lesões e potencializar os resultados. Você pode aprender uma boa postura por meio de uma aula ou de aulas individuais com um personal trainer certificado;

3. Expire enquanto estiver levantando ou empurrando os pesos e inspire enquanto solta devagar a carga ou o peso. Nunca segure a respiração durante o esforço. Essa ação, chamada manobra de Valsalva, pode elevar a pressão arterial consideravelmente por um período temporário e pode ser arriscado para as pessoas com doenças cardiovasculares;

4. Não bloqueie as articulações do corpo. Sempre deixe uma ligeira curvatura nos joelhos e cotovelos enquanto estiver endireitando as pernas e braços;

5. Não seja tão ansioso para ver os resultados, porque você corre o risco de exceder o tempo de exercício, levantar muito peso e se machucar. Lembre-se que é importante deixar os músculos descansarem durante pelo menos 48 horas entre as sessões de treinamentos de força;

6. Se você está doente, sinta-se no direito de tirar um ou dois dias de folga depois da recuperação. Se esteve doente por um tempo, você pode precisar [é o ideal] pegar pesos mais leves ou fazer treinos de menor resistência quando voltar a se exercitar;

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7. Os treinamentos de força não devem causar dor enquanto você estiver fazendo os exercícios. Se um exercício ou movimento provoca uma dor significativa, pare de fazê-lo. Ao realizar um exercício, estabeleça uma amplitude de movimentos confortável. Com o tempo, tente gradualmente estender essa amplitude;

8. Ouça seu corpo e volte atrás se não for capaz de terminar uma série ou uma sessão de exercícios, se não conseguir falar durante a atividade, caso tenha a sensação de desmaio depois de uma sessão, caso se sinta cansado durante o dia ou tenha dores nas articulações depois de uma sessão de treino de força.