Pessoas que adotaram esse hábito antes das três refeições principais do dia perderam em média 4,3 quilos em 12 semanas

Pesquisadores dividiram os participantes do estudo em dois grupos e observaram a perda de peso
Getty Images
Pesquisadores dividiram os participantes do estudo em dois grupos e observaram a perda de peso

Beber meio litro de água 30 minutos antes de iniciar as refeições principais pode ajudar adultos obesos a perder peso. É o que diz uma pesquisa da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, publicada no periódico científico  Obesity. 

Para chegar a essa conclusão os pesquisadores recrutaram adultos obesos e os monitoraram por um período de 12 semanas. A cada um dos participantes foi oferecido uma consulta sobre gestão do peso, com recomendações sobre como adaptar o estilo de vida e como melhorar a dieta e o nível de atividade física para atingir um peso saudável.

Veja ainda:
19 alimentos para acelerar a queima de calorias
Os alimentos com calorias "negativas"

Para 41 pessoas foi pedido que bebessem água antes das refeições, enquanto 43 pessoas foram convidadas a imaginar ter a barriga cheia antes de comer.

Aqueles que receberam a recomendação de beber água antes de comer perderam, em média, 1,3kg a mais comparando com os que pertenciam ao grupo de controle.

Os participantes que adotaram essa prática para as três refeições principais do dia perderam em média 4,3 quilos em 12 semanas.

"A beleza desses resultados é a simplicidade. Beber meio litro de água, três vezes por dia antes das refeições principais pode ajudar a perder peso", explica Helen Parretti, da Universidade de Birmingham.

"Se combinado com breves instruções sobre como aumentar a quantidade de atividade física e sobre uma dieta saudável, isso parece ajudar as pessoas a atingir uma certa perda de peso a mais, em um ritmo moderado e saudável", completa. 

>> MAIS: 7 temperos que ajudam a emagrecer


LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.