Bebida é um excelente termogênico, mas apesar dos benefícios, não deve substituir a água

Chá mate
Pinterest
Chá mate

É verão e uma preocupação, principalmente nos dias mais quentes, é manter-se bem hidratado. E se bebida escolhida para completar a hidratação ainda ajudar na dieta? É o caso do chá mate, como explica a nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Marcela Voris. 

Segundo a médica, a yerba mate, mais conhecida como chá mate, é um excelente termogênico . Alimentos com essa característica têm capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo basal e elevando a queima de gordura. 

Leia mais: Chá de hibisco ajuda a turbinar o emagrecimento

Adolescente tem hepatite grave por beber chá verde para emagrecer

Entretanto, Marcela faz uma ressalva importante: a yerba mate deve ingerida sem açúcar para manter as propriedades da erva. É possível consumir a erva como chá ou mesmo em cápsulas, sob orientação médica. 

Mais do que um termogênico natural, as folhas do yerba mate têm como princípio ativo a cafeína que, em altas concentrações, confere ao mate sua capacidade antioxidante. Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí – Univali mostrou que o chá mate ajuda na perda de peso e gordura no fígado, no aumento de HDL no sangue e na diminuição da taxa de glicemia, além de ter papel cardioprotetor. 

Como preparar bebida com mate?

Chá mate
Thinkstock/Getty Images
Chá mate

Ao preparar a infusão, a nutróloga indica 2 gramas de erva para 150 ml de água. "Outra ideia é fazer uma bebida refrescante, feita com a maceração da erva em água fria, denominada pelos paraguaios por terere", sugere ainda Marcela. 

Se quem for beber o mate for diabético ou estiver em dieta restritivas ou hipocalóricas, nada de colocar açúcar. Entretanto, é possível soltar a imaginação nas misturas. "As combinações variam muito de acordo com a região que o mate é consumido. Mas praias cariocas, toma-se mate com limão", diz Marcela. 

Chá mate com limão: bata 200ml de chá mate com o suco de 1 limão. É uma ótima pedida para hidratar rapidamente e refrescar
Getty Images
Chá mate com limão: bata 200ml de chá mate com o suco de 1 limão. É uma ótima pedida para hidratar rapidamente e refrescar


Quanto ingerir por dia? 

De acordo com a nutróloga, a dose recomendada é de 100 a 200 mg/dia de yerba. Além disso, Marcela lembra que apesar de ajudar na hidratação, o mate não deve substituir a ingestão de água. 

Leia também: Chá verde em excesso pode causar hepatite grave, alerta médico

"O chá não substitui a água, até porque ele é um alimento. A água tem de ser ingerida, independente do uso do chá", afirma. 

Em média, é indicado beber dois litros de água por dia. "Caso você tenha dificuldade em manter essa quantidade, tente ter sempre uma garrafinha cheia na mesa do trabalho e tente diminuir aproximadamente três dedos do líquido a cada hora. Há também aplicativos para celular que lembram a hora de beber água ou garrafas que têm esse aviso e medem o quanto você já bebeu", indica Marcela. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.