Diferente do que se imagina, essa substância não está apenas presente no sal de cozinha, mas também está nos doces, principalmente nos produtos industrializados

O cuidado com os alimentos que consumimos deve ser levado a sério, pois o sódio é utilizado para dar sabor e tempo de prateleira aos produtos, está presente na indústria na conservação tanto de doces como salgados, enfim, é encontrado em quase todos os alimentos. 

Cuidado com a quantidade de sal consumida diariamente
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Cuidado com a quantidade de sal consumida diariamente

Mas ele não é necessariamente um vilão, o sódio é importante e deve fazer parte de uma alimentação equilibrada nas quantidades estabelecidas e seguras para a saúde que deve ser de 2,4 g por dia. Este mineral participa de funções essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois regula o volume sanguíneo, tem papel importante nos impulsos nervosos e na contração muscular. O problema está na quantidade em que essa substância é consumida. O brasileiro costuma ingerir cerca de 5 g de sódio por dia, o dobro do recomendado e isso pode provocar inúmeros malefícios à saúde. 

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Sal sem sódio pode ser pior que tradicional para quem tem pressão alta

O nosso corpo é inteligente e utiliza muitas manobras para se manter em equilíbrio. Quando os níveis de sódio ficam altos no sangue, hormônios são liberados e estes causam retenção hídrica e o inchaço. Esse excesso de líquidos circulando no corpo pode sobrecarregar o coração, que precisa trabalhar mais para bombear essa maior quantidade de sangue, e assim levar o indivíduo à hipertensão ao infarto, e até a um AVC (Acidente Vascular Cerebral). 

O sódio atua no controle dos líquidos das células e do sangue, ajudando a regular os níveis de pressão arterial. Quando temos excesso de sódio no organismo, ele começa a se acumular no sangue e nos líquidos fora da célula, causando um desequilíbrio, isso porque existe mais sódio fora do que dentro das células. Quando isso ocorre, o corpo começa a reagir para equilibrar esses níveis, e o processo aumenta o volume de água circulante fora da célula. Resultado é a elevação da pressão arterial, que, em um longo período de tempo, prejudica a saúde dos vasos que ficam mais frágeis e podem romper, ocasionando um AVC. 

Segundo a Food and Nutrition Boar (Conselho de Alimentos e Nutrição), a quantidade de sódio recomendada diariamente é de 1.100 a 3.300 mg ou o máximo de 2,4 g para adultos, sendo que o sal, substância rica em sódio, é utilizado sem moderação no dia a dia do brasileiro. Além do sal consumido para temperar os alimentos, também ingerimos cerca de 2 g de sódio provindos naturalmente dos alimentos. Essa quantidade é facilmente ultrapassada visto que, por cultura, a população brasileira utiliza-se de mais que essa quantidade nas preparações dos alimentos, sem contar a grande oferta de alimentos industrializados ricos em sódio presentes nos lares atualmente.

Pão francês geralmente é rico em sódio
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Pão francês geralmente é rico em sódio

São exemplos de alimentos rico em sódio: pão francês, embutidos como  linguiças, salsicha, presunto, nuggets, salame, temperos prontos, sopas prontas desidratadas, caldos de carnes, legumes, maionese, catchup, molho shoyu, manteiga, margarina, bacon, bacalhau salgado, carne-seca, enlatados, ervilha, milho, sardinha, molho de tomate, macarrão instantâneo, bolachas água e sal, castanhas salgadas, queijos provolone, muçarela, parmesão; congelados: lasanhas, hambúrgueres, salgadinhos, chips de pacotes; doces como cereais matinais, bolachas recheadas, bolos prontos.

Os alimentos naturais ricos em sódio são geralmente os de origem animal como carne, peixe, ovos ou leite – e estes devem ser as escolhas mais saudáveis como opção de fonte de sódio na alimentação, são os que têm esse elemento de forma equilibrada, fornecendo a quantidade necessária para o organismo. O ideal é consumi-los diariamente, pois auxiliam no bom funcionamento do coração e dos músculos.

A melhor maneira de reduzir a quantidade de sódio consumida é realizar trocas saudáveis: evitar alimentos industrializados; ficar atento às indicações nas tabelas de nutrientes dos alimentos; não colocar saleiro, à disposição, na mesa; e, por fim, abusar de temperos naturais como as ervas, elas dão mais sabor aos alimentos e dispensam a necessidade de muito sal na preparação.

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