Tamanho do texto

Reforce o cardápio e o sistema imunológico para ficar longe das doenças

Mel, frutas cítricas e alho: alimentos que blindam sua saúde contra a gripe
Thinkstock/Getty Images
Mel, frutas cítricas e alho: alimentos que blindam sua saúde contra a gripe
Uma alimentação equilibrada, composta por frutas, legumes, verduras e grãos integrais, reforça o sistema imunológico e deixa o organismo mais resistente a vírus e bactérias. Ou seja, o consumo regular de alimentos ricos em vitaminas e minerais é capaz de blindar sua saúde, prevenindo gripes e infecções, entre outras doenças.

Probióticos favorecem a imunidade de forma geral e alimentos ricos em vitamina C, em especial, previnem as doenças de inverno”, atesta o nutrólogo João César Castro Soares, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Leia também: Ioga ajuda a melhorar a imunidade

Mas não espere a enfermidade aparecer para fazer mudanças no cardápio. “Reavalie sua dieta e seu estilo de vida antes que seu corpo fique suscetível aos vírus”, aconselha a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde.

Além da alimentação, outros cuidados são importantes para a prevenção de doenças. Entre eles estão a prática frequente de exercícios, sono reparador e combate ao estresse.

Leia também: Derrubamos os mitos da gripe 2011

Agora, se você já estiver gripado, procure descansar, aumente a ingestão de líquidos e reforce o prato com ingredientes saudáveis para ter alívio mais rápido dos sintomas.

Confira a seguir alguns alimentos que ajudam a reforçar a imunidade:

Probióticos : têm microorganismos vivos que recuperam a microbiota intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Eles são adicionados a alimentos, como leites fermentados e iogurtes.

Alho : fonte de alicina, estimula a resposta imunológica. Use amassado no feijão, em sopas e temperos de saladas.

Cogumelo shitake : contém lentinana, substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo.

Frutas cítricas : são clássicas no reforço à imunidade, graças à alta concentração de vitamina C.

Acerola : fruta riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja), que age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência.

Gengibre : é expectorante, reduz a inflamação e a dor. Adicione a raiz a chás e sucos.

Chás verde e branco : essas bebidas são ricas em catequina, poderoso antioxidante que atua no combate aos radicais livres. A substância ainda fortalece o sistema imunológico.

Couve, cenoura, tomate : são fontes de betacaroteno, poderoso antioxidante que atua contra infecções e estimula as células imunológicas.

Óleo de coco : rico em ácido láurico e caprílico, possui atividade antiviral e antibacteriana. Use em sucos, shakes ou vitaminas.

Mel : contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados. Pode ser coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta.

Geléia real : estimula o sistema imunológico, combatendo infecções por vírus e bactérias.

Pólen : é rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o organismo. Pode ser consumido puro ou adicionado a sucos, iogurtes, vitaminas e frutas.

Leia mais sobre alimentos :
Alimentos remédio
Escolha seu alimento pela cor
Teste: descubra se seus hábitos alimentares estão prejudicando sua saúde cardíaca