Alface, banana ou coentro ajudam a ter uma noite de sono tranquila. Confira essas e outras opções de alimentos que ajudam a descansar e dormir melhor

A insônia mantém o corpo estressado e impede o descanso; veja o que consumir antes de dormir para evitar o problema
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A insônia mantém o corpo estressado e impede o descanso; veja o que consumir antes de dormir para evitar o problema




A famosa receita de vó, o leite morno, pode ser tiro e queda para quem tem dificuldades de pegar no sono e sofre com insônia. O segredo é apostar em alimentos como este, ricos em triptofano, um aminoácido usado pelo corpo na produção serotonina, o neurotransmissor que ajuda na redução do ritmo cerebral, e também de melatonina , hormônio que regula o sono.

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Acrescidos de algumas doses de carboidratos, a combinação fica ainda mais potente, já que o carboidrato influencia na liberação de insulina que limpa o caminho para o triptofano agir mais facilmente. Pesquisas internacionais também já relacionam o magnésio e o cálcio como substâncias importantes para dormir tranquilo e, como consequência, acabar com a insônia .

Confira nove alimentos para manter a insônia bem longe

1) Alface

Muito utilizada pelos egípcios para ter uma noite de sono tranquila, a alface contém lactuário, uma substância com poderoso efeito sedativo. “Chega a ser semelhante ao ópio”, diz Wendy Green, em seu livro “50 coisas que você pode fazer para combater a insônia” (Ed. Larousse).

Inclua alface no jantar e tenha uma noite de sono tranquila e sem insônia
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Inclua alface no jantar e tenha uma noite de sono tranquila e sem insônia





2) Batata

Rica em carboidrato e também em triptofano, ela pode ser uma ótima pedida para aqueles dias mais agitados. Só tome cuidado na hora do preparo. Quando fritas, seu valor calórico triplica. Pesquisadores norte-americanos confirmaram que, quando preparadas de maneira saudável, a batata não contribui para o ganho de peso. Portanto, que tal fazê-la ao forno ?

3) Banana

Uma única unidade contém triptofano, melatonina, serotonina e magnésio, todas essas substâncias que auxiliam o corpo a relaxar e, consequentemente, ter sono. Nela, também podem ser encontradas vitamina C e B6, fibras e potássio.

4) Cereja

Além de vitaminas A, B e C, essa fruta contém melatonina, substância que ajuda a estimular o corpo ao sono. Três ou quatro seriam suficientes para esse propósito.

5) Coentro

A grande quantidade de magnésio presente neste tempero faz dele um excelente aliado no combate à insônia. “Na medicina tradicional iraniana é recomendado para aliviar esse problema”, revela David Grotto, no livro “101 alimentos que podem salvar a sua vida” (Rd. Larousse)

6) Espinafre ou Brócolis

O segredo dessas duas verduras de cor verde escura está no magnésio. Segundo o nutricionista inglês Patrick Holford, autor de “A Bíblia da Boa Nutrição” (tradução livre, sem edição em português), esse minério é um poderoso relaxante e ajuda o corpo a lidar com as conseqüências do estresse. A dose diária indicada é de 300mg.

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7) Iorgute

O cálcio também tem sido celebrado como um importante nutriente quando o assunto é dormir bem. A nutricionista Adelle Davis, uma das mais respeitadas dos Estados Unidos, afirma em seus estudos que a insônia é um dos primeiros sintomas da deficiência de cálcio. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de 1000mg de cálcio por dia para um adulto.

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8) Maracujá

Quem tem dificuldades para dormir ou crises de insônia com certeza já ouviu falar em passiflora. A substância extraída da flor do maracujá ganhou fama por seu potencial relaxante. A fruta, por sua vez, tem passiflorine, uma variante dessa substância, mas com o mesmo poder tranquilizador. Faça um suco com dois maracujás pelo menos uma hora antes de deitar.

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9) Nozes

Aqui, a responsável é, novamente, a melatonina. Esse hormônio que ajuda a regular o sono e acabar com a insônia está presente em grande quantidade nas nozes. Além disso, também têm magnésio e é uma ótima fonte de ômega-3. 

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