Alimentação

enhanced by Google
 

Lançamento promete “fritura mais saudável”

Panela que reduz gordura na preparação de alimentos é alternativa para quem adora batatas fritas

iG São Paulo

Compartilhar:

Foto: Divulgação Ampliar

Panela utiliza menos óleo na preparação de alimentos como batatas-fritas

É quase impossível resistir a um alimento bem frito, dourado, crocante por fora, sequinho e macio por dentro. Mas basta pensar nas calorias e na gordura acumuladas ali para desistir de colocá-lo no prato. A fritura, em geral, está na galeria dos vilões da saúde: contribui para o aumento da obesidade e para a elevação dos níveis de colesterol. Além disso, fritar costuma sujar o fogão e dá trabalho para o descarte correto do óleo utilizado.

 Na tentativa de deixar esse processo mais saudável, a Arno está lançando no Brasil uma panela com conceito diferente para o cozimento, combinando circulação interna de ar quente e movimentação do alimento (que garante uniformidade). O produto utiliza quantidade reduzida de óleo e temperatura controlada (180ºC), tornando a batata frita, por exemplo, uma opção menos calórica.

Segundo a fabricante, pelo método usual – a frigideira – uma porção de batatas-fritas teria 15% de gordura, feita no forno, esse número cai para 10% e na nova panela 3%, uma redução de 80%.

 Assim como as fritadeiras existentes no mercado, o produto não solta fumaça. Mas diferente dos outros modelos, é possível fazer diversas receitas como risotos, molhos, doces, legumes e verduras.

Foto: Divulgação Ampliar

O produto estará disponíveis nas prateleiras a partir dessa semana

O tempo de cozimento, no entanto, é longo. Um quilo de batata, por exemplo, leva 40 minutos para ficar pronto. Além disso, o eletrodoméstico chega ao Brasil com um preço bem salgado: em torno de R$1000.

No mercado internacional, já há modelos mais avançados que utilizam apenas o ar quente nesse processo, sem a necessidade do uso do óleo ou de água. Estes, no entanto, não tem previsão de entrada no País.
 

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo