Tamanho do texto

Análise de vários estudos mostrou que bebida ajuda a reduzir a gordura ruim no sangue, mas o efeito é mínimo, dizem pesquisadores

Chá verde: segundo pesquisas, efeitos sobre o colesterol alto são mínimos
Getty Images
Chá verde: segundo pesquisas, efeitos sobre o colesterol alto são mínimos
Será que beber chá verde pode mesmo ajudar a reduzir o colesterol? Hoje o chá verde é considerado um tipo de panaceia feita de ervas, dona de uma ampla gama de benefícios à saúde. Mas se ele pode realmente produzir efeitos mensuráveis sobre o colesterol é uma questão que tem atraído muita discussão.

Faça o teste: Você é hipocondríaco?

Os defensores da bebida dizem que o os benefícios do chá verde para um coração saudável se devem, em parte, a uma grande concentração de polifenois, substâncias que bloqueiam a absorção do colesterol no intestino. Mas os céticos argumentam que qualquer efeito benéfico seria pequeno e que os efeitos colaterais de alguns copos por dia não valem a pena.

Numerosos pesquisadores investigaram o assunto, com resultados variados. Neste ano, no entanto, uma equipe combinou e analisou dados de mais de uma dezena de estudos anteriores para chegar a uma resposta mais definitiva.

O relatório, publicado no periódico científico The American Journal of Clinical Nutrition, envolveu mais de 1.100 pessoas e analisou com atenção estudos em que os voluntários foram aleatoriamente designados para beber chá verde ou placebo diariamente durante vários meses.

Os pesquisadores descobriram que os indivíduos que receberam o chá verde, em média, tiveram uma redução nos níveis de colesterol, mas ela foi mínima. No geral, os níveis de LDL, ou colesterol 'ruim’, caíram 2,2 miligramas por decilitro de sangue, uma mudança de aproximadamente 2%. Não houve efeito sobre os níveis de HDL, ou colesterol 'bom’.

Guia de Exames: veja como é feito o exame de colesterol

Para alguns, beber chá verde pode valer a pena, mas para outros podem haver efeitos colaterais: um composto no chá verde chamado EGCG pode interferir com medicamentos como anticoagulantes e alguns remédios contra o câncer .

Conclusão: alguns estudos constataram que o chá verde pode reduzir os níveis de colesterol LDL, mas o efeito parece mínimo.

Siga lendo sobre saúde alternativa

* Por Anahad O'connor

    Leia tudo sobre: dieta