O que comer para aproveitar bem o Carnaval

Por iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Veja os alimentos que podem dar energia e até melhorar a ressaca e quais evitar para não prejudicar a folia

Para não perder o pique e manter a saúde em dia, o iG Saúde conversou com nutricionistas para saber em quais alimentos o folião deve apostar (sinal verde), quais deve deixar de fora (sinal vermelho) e quais merecem atenção (sinal amarelo) nessa maratona de quatro dias intensos de comemoração. Os especialistas também dão dicas para garantir a animação em todo o período. Bom Carnaval!

Mais carnaval: 

Veja quantas calorias você vai gastar na folia
5 dicas para se esbaldar na folia e passar o carnaval com saúde
Vai pular carnaval? Veja como se preparar para aguentar todos os dias de folia

Sinal verde

Aposte nos alimentos integrais
Getty Images
Aposte nos alimentos integrais


- Alimentos ricos em carboidratos como cereais, grãos e massas, mas dê preferência aos integrais. Eles ajudarão a manter a energia do corpo. “Os foliões tem um gasto energético elevado, portanto é importante não deixar de repor essa energia. Os alimentos ricos em carboidratos fornecerão a energia para curtir todos os dias, dando maior sensação de saciedade”, explica a Gerente de Nutrição do Hospital do Coração (HCor), Rosana Perim.

- Manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricos em potássio e em vitamina C, essenciais para um com trabalho muscular. O grupo também ajuda a desintoxicar o fígado, afastando a ressaca.

- Couve, brócolis, couve-flor, repolho. “São alimentos crucíferos, que auxiliam na desintoxicação do fígado”, afirma Elaine Blaso, nutricionista e professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis/FASE. Portanto, são boas pedidas na luta contra a ressaca.

O brócolis está na lista dos aliados contra a ressaca
Thinkstock/Getty Images
O brócolis está na lista dos aliados contra a ressaca


- Grelhados, assados e ensopados. Troque a fritura por qualquer um desses tipos de cozimento.

- Melancia. Maior parte dessa fruta é água, por isso, vale a pena apostar nesse alimento que, além de garantir energia, também hidrata.

- Sanduíche de pão integral com azeite e peixes em conserva. Esta é a indicação da nutricionista Elaine Blaso para quem quer levar um lanche e não passar fome durante a folia. “O azeite conserva melhor do que a manteiga”, explica.

Sinal amarelo

Cuidado com os frutos do mar
Divulgação
Cuidado com os frutos do mar

- Fique atento na hora de consumir frutos do mar. Se não estiverem conservados de maneira correta, podem estragar e provocar uma intoxicação alimentar séria.

- Cuidado com alimentos vendidos na praia. Preste atenção nas condições de higiene e de conservação

- Os energéticos ajudam a manter o fôlego durante a folia, mas podem se tornar uma ameaça à saúde se misturados com álcool.

Sinal vermelho

Cuidado com o sal na comida
Thinkstock/Getty Images
Cuidado com o sal na comida



- Evite ingerir alimentos gordurosos. Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono e podem atrapalhar quem quer aproveitar a festa. “A digestão fica lenta e causa sensação de estufamento e moleza, prejudicando a mobilidade do corpo”, diz Sandra da Silva Maria, nutricionista do Hospital CECMI (Centro Especializado em Cirurgia Minimamente Invasiva).

- Temperos industrializados. O alto teor de sódio presente pode favorecer a retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial.

- Cuidado com o sal. Como esse é um período de mais desgaste do corpo e de hidratação mais comprometida, o ideal é reduzir a quantidade de sal na comida.

Líquidos

Invista nos sucos naturais
Thinkstock/Getty Images
Invista nos sucos naturais


- O álcool deve ser consumido com moderação. Para evitar os malefícios da bebida, intercale com refrigerante ou sucos na proporção de dois copos para um. “As bebidas alcoólicas em geral podem desidratar, por isso, o ideal é intercalar com não alcoólicos”, explica a Coordenadora de Promoção à Saúde do HCor, Cyntia Carla da Silva. “Destilados precisam de mais líquidos do que o normal”, alerta Rinaldi.

- Beba de 2 a 3 litros de água por dia. “A própria bebida acaba desidratando o organismo, pois pode agir como diurética”, alerta Daniel Rinaldi, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

- Isotônicos são ótimos para repor sais mineiras de matéria rápida. “Se a pessoa estiver muito desidratada, essa é uma boa indicação”, afirma Daniel Rinaldi. Mas não podem ser indicados a qualquer pessoa: pacientes com insuficiência renal devem evitar essas bebidas.

- Suco de frutas ajudam a refrescar e são repletos de vitaminas. Entretanto, nenhum líquido deve substituir refeições, principalmente se a bebida for ingerida em uma alimentação pré-folia, quando o gasto de energia intenso ainda está por vir. Nessa situação, “o ideal é consumir alimentos cuja liberação de energia seja mais lenta, isto é, que contenha carboidratos de liberação energética mais lenta e contínua”, explica a nutricionista Marcia Gowdak, diretora científica do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).

- Água de coco é um excelente repositor de líquidos e sais minerais, e é uma opção natural.

- Incremente o suco de laranja com couve, que ajuda a desintoxicar o fígado.

- Sentir sede é um sinal de que o seu organismo está desidratado. Nessa hora, beba muito líquido.

Se você sabe que irá beber...

- inclua o gengibre na alimentação e bebidas. "Sucos que contenham gengibre também são ótimas opções, pois ele combate a náusea e tem ação anti-inflamatória no sistema digestivo", indica a nutricionista Ana Gonçalves, coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do IBMR. 

- "Comer um ovo depois do excesso de consumo de álcool pode também combater os sintomas da ressaca. O ovo possui uma proteína rica em cisteína, que contém glutationa, capaz de auxiliar o organismo a reverter o processo de intoxicação, provocado pela ingestão de álcool. A grande observação é nunca consumir ovo cru, já que ele possui substâncias antinutricionais – Avidina, que não ajudam a eliminar a ressaca", afirma Ana.

- Aposte no atum em lata no azeite de oliva. "O peixe é rico em ômega 3, fonte de vitaminas e minerais, como ferro, magnésio, fósforo, selênio, e vitaminas do complexo B. Além de ser uma fonte de proteína com baixo teor de gordura – que o corpo perde quando tem contato com o álcool. Com azeite de oliva, o atum diminui o ritmo de absorção do álcool pelo organismo", completa a nutricionista. 

Dicas dos especialistas

- “Não deixe de fazer um café da manhã reforçado antes de sair de casa. Aposte em frutas, leite, pão, cereais, queijo ou ovo”, aconselha Elaine Blaso.

- “Para ter maior saciedade e evitar qualquer problema de ordem digestiva, faça refeições fracionadas”, indica a nutricionista.

- Não pule refeições ou fique horas sem comer. "Algumas pessoas, no desejo obcecado pelo corpo perfeito, optam por cardápios restritivos, ingerindo apenas frutas ou só proteínas. Essas atitudes podem causar desequilíbrio do organismo ou problemas ainda mais sérios como sobrecarga renal", diz a nutricionista Sandra da Silva Maria, nutricionista do Hospital CECMI.

- Para os dias de maior desgaste físico, escolha sapatos e roupas leves, preferencialmente de cores claras.

Veja mais dicas no vídeo abaixo, com o educador físico Diego Paladini: 


Leia ainda:
20 alimentos que diminuem o colesterol
Os alimentos com calorias "negativas"

Leia tudo sobre: saúdealimentaçãodietacarnaval

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas