15 opções de lanches "magros"

Por Lívia Machado, iG São Paulo

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Refeições leves de até 100 calorias ajudam a saciar a fome e a evitar excessos. Saiba quais alimentos valorizam a sua dieta

Para manter uma alimentação saudável ou eliminar os excessos – no prato e no corpo –não é preciso seguir uma ditadura alimentar. Censurar alguns alimentos é recomendado, mas o fundamental, embora clichê, é manter a disciplina e evitar sucumbir à fome.

>> Veja, abaixo, 15 opções de lanches com até 100 calorias que ajudam o regime:

Um copo pequeno de salada de frutas com 1 colher sopa de granola sem açúcar (se precisar adoçar, use mel). Foto: Getty ImagesOvos de codorna (6 unidades). Foto: Alexandre Carvalho/ FotoarenaChocolate amargo 70% cacau (20g ou um tablete). Foto: Getty ImagesUma fatia de melancia, abacaxi ou uma pêra. Foto: Getty ImagesUm punhado de frutas desidratadas (damasco, uva passa, banana passa). Foto: Getty ImagesAzeitonas (6 unidades). Foto: Getty ImagesUma fatia média de queijo branco cortada em cubinhos com azeite e orégano. Foto: Getty ImagesUma banana amassada com 1 colher de sopa de aveia e 1 colher de chá de mel. Foto: Getty ImagesUm pequeno sanduíche (1 fatia de pão integral cortada ao meio) com duas unidades de mussarela de búfala e uma unidade de tomate seco (lavar bem o tomate seco para tirar o óleo). Foto: Getty ImagesUm copo de suco de fruta. Foto: Thinkstock/Getty ImagesCenourinhas baby (6 unidades). Foto: Getty Images1 xícara de café de mix de castanhas, nozes e amêndoas. Foto: Thinkstock/Getty ImagesUm potinho de iogurte light. Foto: Getty ImagesSanduíche quente de pão árabe pequeno integral com uma fatia média de queijo minas derretido (opcional: usar orégano). Foto: Thinkstock/Getty ImagesUma torrada integral com pasta de grão de bico (uma colher de sopa) ou de atum com requeijão light, ou com ricota temperada com azeite e azeitonas. Foto: Getty Images



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Além da refeição balanceada e do prato colorido, outro grande aliado da dieta é o lanchinho da tarde. Usada com moderação e critérios, a minirrefeição nocauteia a ansiedade, sacia a fome (ou a vontade de comer) e evita excessos e pecados.

A regra não é geral e a escolha da refeição deve ser feita de acordo com o estilo de vida dos aspirantes a magros e saudáveis. Carolina Ribeiro, nutricionista funcional da Clínica Dermatológica Juliana Neiva, no Rio de Janeiro, explica que o valor calórico limite é variável, depende do peso e do objetivo de cada um. O ideal, defende a especialista, é buscar produtos naturais e ingerir pequenas porções entre o almoço e o jantar.

O grande vilão de tal recomendação, alerta Carolina, é considerar um pão de queijo, ou os deliciosos (e gordos) salgados de padaria como uma opção de lanche. Bolachas de água e sal e barrinhas de cereais, supostamente leves, também devem permanecer apenas nas prateleiras dos supermercados.

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“A indústria alimentícia investe em uma linguagem assertiva, oferecendo produtos com cara de magros, mas extremamente prejudiciais para quem deseja emagrecer.”

Cuidados

A nomenclatura light e diet são sedutoras. Quando não entendidas, porém, provocam um resultado bastante negativo. Comer um chocolate diet nem sempre é vantajoso na balança.

“O chocolate diet tem mais calorias, mas não tem açúcar, é feito com adoçante. É preciso ter bem claro essa diferença antes de investir nesses alimentos”, diz a especialista.

Outra dica é: não tenha medo da gordura. Castanhas, ou frutas como açaí e abacate, quando usadas com moderação, ajudam a emagrecer e saciam a fome.

"A gordura vegetal é boa para o organismo e não deve ser abolida. A gordura animal é que, em excesso, representa risco à dieta e deve ser evitada.”

Os sucos são uma ótima opção para abrandar a fome, mas devem ser feitos com fruta e água. “Para fazer um suco de laranja, são usadas, no mínimo, quatro unidades da fruta, número bem maior do indicado para o lanche da tarde. Nesse caso, comer uma porção da fruta é mais indicado.”

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