Privado de sono, sem ir ao banheiro, obrigado a permanecer imóvel, o organismo é bastante maltratado

Os brothers vestiram fantasias de frango assado e foram literalmente para o forno
Reprodução
Os brothers vestiram fantasias de frango assado e foram literalmente para o forno
No BBB , as provas do líder que envolvem resistência costumam levantar a audiência do programa.

Pobres dos brothers que são submetidos aos mais variados “castigos” e tem seus limites colocados em xeque.

Nesta quinta-feira, os participantes foram obrigados a vestir uma fantasia de frango assado e, por cima, um saco plástico transparente. Em momentos determinados, deviam entrar em fornos gigantes e aguentar o calor por cerca de dois minutos .

Na primeira prova de resistência, os confinados ficaram dentro de casinhas de plástico, sentados, enfrentando chuva e poeira. Muita fumaça com gelo seco foi lançada dentro do ambiente e água de diferentes temperaturas deram o tom da prova.

Em outras edições, situações

Amontoados e molhados na casinha de plástico, brothers sofrem em prova de resistência
Reprodução
Amontoados e molhados na casinha de plástico, brothers sofrem em prova de resistência
semelhantes. No BBB10, permaneceram dentro de uma caixa onde chovia, ventava, esfriava e esquentava, aguentando tudo em pé. Também ficaram instalados em casinhas de cachorros – prova em que Dourado, campeão do reality naquela edição, abandonou logo no início alegando problemas de coluna. Uma participante chegou a ficar 12 horas com um braço levantado e amarrado a uma corrente.

Em busca do sonho de ganhar um milhão de reais, eles se submetem a maratona de dança; se vestem de esponja e são esguichados com detergente; encaram o vai e vem de um carrossel hi-tech em alta velocidade, sem poder descansar ou ir ao banheiro.

Para completar a "tortura", no dia da disputa a produção costuma proibir os participantes de descansar, comer e beber. A privação do sono e a fome aumentam o nível de estresse e a irritação .

“Com tudo isso, o corpo chega desidratado à prova, o que só prejudica a resistência física”, diz o fisioterapeuta Evaldo Bosio Filho, especialista em fisioterapia esportiva, membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva, de São Paulo.

“Diante de tanta pressão, por mais equilibrada que a pessoa seja, não dá para afirmar que ela vá se dar bem. Cabeça é importante, mas tem vários outros fatores envolvidos”, completa a psicóloga Marisa Barradas de Crasto, professora titular e supervisora do curso de psicologia da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), de São Paulo.

Físico x psicológico

Permanecer em uma mesma posição por muito tempo, exposto a condições climáticas variadas e tensão psicológica, compromete vários sistemas do organismo . “Com o passar das horas, começa a acontecer degradação das proteínas do corpo, atingindo as fibras musculares. A pessoa sente fraqueza, aparecem dores e câimbras, entre outros sintomas”, diz o fisioterapeuta.

Com a imobilidade, as articulações também sofrem. Isso porque passa a circular menos líquido sinovial entre elas. Outras reações desagradáveis são a parestesia (formigamento e extremidades geladas) e a cefaleia (dor de cabeça).

Diante de tanta tensão, é fácil perder o controle no confinamento do reality show
Reprodução
Diante de tanta tensão, é fácil perder o controle no confinamento do reality show
Em situações em que o participante é obrigado a ficar girando (na dança ou no carrossel, por exemplo), ele pode sofrer com enjôos e tonturas. “Se tiver uma doença de base, como labirintite, pode chegar a desmaiar e até convulsionar”, alerta o fisioterapeuta.

“Essas pessoas não são preparadas para encarar tantas agressões”.

E mais: ficar sem ir ao banheiro por um longo período pode levar à infecção urinária e dores renais.

O brother pode conquistar a liderança no BBB e mais algum prêmio na rodada de resistência, mas levará pelo menos 12 horas para se recuperar fisicamente.

“Após a prova, é preciso se reidratar, repondo líquidos e sais minerais , e alongar o corpo com cuidado. Um movimento brusco nessa hora pode levar a mais dores e lesões”, diz Evaldo Bosio Filho.

Para o especialista, embora o lado psicológico seja importante para se manter em uma prova dessas, o participante melhor preparado fisicamente leva vantagem .

Mas não aguentar permanecer em uma prova de resistência não seria de todo mal em termos de jogo. “Repare: em outras edições do reality show, participantes que saíram no meio de algumas disputas como essas acabaram na final”, diz a psicóloga Marisa Crasto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.