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Dieta funciona melhor quando feita em estágios

Especialista dá dicas de como se organizar para a dieta dar certo

The New York Times | 03/01/2011 12:54

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Foto: Getty Images

Diga não à balança e ache outra forma de medir o sucesso da dieta

Se a sua resolução de ano-novo envolve perder peso, sua melhor chance de sucesso pode estar em dividir esse objetivo em pequenas etapas, com as quais você possa trabalhar diariamente, sugere Stefanie C. Barthmare, psicoterapeuta do Centro Metodista de Tratamento do Peso, em Houston, EUA. “Em vez de focar no número apresentado pela balança, procure por outros métodos para medir o sucesso do seu objetivo”, afirmou a especialista, em um material de divulgação do hospital.

Quando definir um objetivo, tire um tempo para imaginar como será alcançá-lo. Por exemplo, seu objetivo pode ser participar de uma atividade específica ou entrar numa calça de um tamanho menor. O próximo passo é quebrar esse objetivo em segmentos e gradualmente para de consumir alimentos que sejam ruins. “Comece reduzindo o consumo de refrigerante para apenas uma vez por semana. Depois elimine o queijo de seus sanduíches”, aconselha.

“Também é importante perceber que se privar repentinamente de tudo nunca funciona. Abandonando comportamentos que causam ganho de peso, você começa a acumular pequenos sucessos. Essas ações positivas e os sentuimentos positivos que carregam dão a você a força para seguir e eventualmente alcançar o objetivo que você estabeleceu.”

Barthmare explica que virar as costas repentinamente para todas as comidas consideradas "não-saudáveis" pode funcionar por uns dias ou semanas. Mas quando você comeoçar a pensar sobre a forte restrição, as chances de voltar aos antigos hábitos e de ganhar ainda mais peso são muito altas.

“Quando você tem um plano de perder peso e o processo é uma tortura, você está se organizando para o fracasso”, alerta. “Fazer isso aos poucos não vai sobrecarregá-lo, mas sim ajudá-lo a andar na linha para perder peso e manter suas resoluções de ano-novo”
 

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