Bem-Estar

enhanced by Google
 

Alecrim

Compartilhar:

Nome científico

Rosmarinus officinalis L.

Nomes alternativos

Alecrim-de-jardim, alecrim-rosmarino, libanotis, alecrinzeiro, erva-da-graça.

Foto: Getty Images Ampliar

Ramo de alecrim fresco

Descrição

Planta nativa do solo calcário ao longo do Mediterrâneo no sul da Europa e norte da África, hoje cultivada no mundo todo.

O alecrim é um arbusto de até um metro de altura, caracterizado por suas folhas estreitas e aromáticas. As folhas frescas ou secas são utilizadas como tempero de sopas, carnes, peixes e frango.

O óleo essencial é usado tanto na indústria alimentícia quanto na cosmética, presente em vários sabonetes, cremes, desodorantes, tônicos capilares e xampus.

Parte utilizada

Folhas, flores, óleo essencial.

Uso medicinal

Recomendado no tratamento de problemas de circulação, como estimulante digestivo, antisséptico e cicatrizante. Por seu aroma característico, também é usado popularmente como relaxante nervoso, para esgotamento mental e alívio da dor de cabeça, embora esses usos não tenham comprovação científica.

Modos de uso

Chá ou compressas da infusão da folhas. Também encontrado na forma de óleo essencial e como ingrediente de pomadas e xaropes fitoterápicos.

Cuidados e contraindicações

Não recomendado para quem sofre de doenças da próstata, gastroenterite e doenças de pele em geral. Grávidas e quem tem hipersensibilidade ou alergia à planta também não devem usar.

Efeitos colaterais

Irritação ou alergia de pele pelo contato com as folhas. O uso prolongado ou excessivo pode causar irritação renal ou dores abdominais e o uso noturno pode alterar o sono.

Todas as plantas
Ver de novo