Camomila-alemã, Camomila-comum, Macela-nobre, Camomila-verdadeira, Margaça
Matricaria chamomilla L., Chamomilla recutita L.
Camomila-alemã, camomila-comum, macela-nobre, camomila-verdadeira, margaça.
Planta herbácea de pequeno porte, com caule ereto e altura de 30cm a 50cm. Suas flores são pequenas e semelhantes à margarida, com o centro amarelo e as pétalas brancas.
Usada desde a Antiguidade como medicamento, a camomila também é utilizada como planta ornamental no paisagismo, e seus extratos e óleos essenciais são componentes de produtos cosméticos e alimentícios.
Flores.
No tratamento de dificuldades digestivas como a dispepsia, má digestão, cólicas intestinais, náusea, vômito e gases. Seu chá também é muito utilizado como um calmante suave no tratamento da ansiedade e da insônia de fundo nervoso.
Por sua ação cicatrizante, anti-inflamatória e antisséptica, seu uso é recomendado externamente no caso de inflamações e irritações na pele e mucosas, arranhões, pequenos cortes, picadas de inseto e hemorroidas. Auxiliar no tratamento de diarreia em crianças e cólica nos bebês.
Chá da infusão das flores, extrato líquido (em álcool 45%), tinturas, em bochechos, gargarejos e compressas. Encontrada também em comprimidos, xaropes, cremes e xampus fitoterápicos como Calmapax, Camomilina c, Confiare prevent, Gotas digestivas, Mustela. Kamilosan, Nene dent, Dermil camomila.
Contraindicada para alérgicos a plantas da família Asteraceae. Não aplicar na região próxima aos olhos e não engolir após bochecho ou gargarejo. O uso da tintura ou extrato em álcool não é recomendado para crianças e grávidas.
Reações alérgicas ocasionais. Náusea e excitação nervosa podem acontecer em caso de doses excessivas.
Todas as plantas