Massagens, óleos e chás ajudam no alívio de dores, segundo autora de livro sobre o tema

Autora do livro "50 Coisas que Você Pode Fazer para Lidar com a Enxaqueca", Wendy Green faz sugestões de terapias complementares para melhorar seu bem-estar, ajudar no tratamento da enxaqueca e reduzir a frequência ou a duração das crises.

Leia também: Machucou a pele? Veja mais de 20 alimentos que ajudam na cicatrização

Use óleos essenciais

Uma das opções no  tratamento da enxaqueca é a aromaterapia ,  que utiliza óleos essenciais extraídos de raízes, talos, folhas e flores de plantas e age sobre o hipotálamo, a parte do cérebro que controla as glândulas e o sistema hormonal, influenciando assim o humor e reduzindo os níveis de estresse .

Óleo de lavanda, com propriedades calmantes e analgésicas, pode ser usado no tratamento da enxaqueca
Thinkstock/Getty Images
Óleo de lavanda, com propriedades calmantes e analgésicas, pode ser usado no tratamento da enxaqueca


O óleo de lavanda, que tem propriedades calmantes e analgésicas, pode ser usado em suaves massagens nas têmporas para trazer alívio durante uma crise. Já o óleo de menta, além de agir contra a dor pode combater a náusea. Adicione umas poucas gotas em água quente ou fria e molhe uma pequena toalha, que deve ser usada como compressa na testa ou na nuca. Como o óleo de menta é estimulante, evite usá-lo perto da hora de dormir.

Leia também: Chás terapêuticos protegem a saúde

Beneficie-se com as plantas

Os especialistas prescrevem as seguintes plantas para ajudar no tratamento da enxaqueca: camomila alemã (alivia a dor e relaxa); solidéu (reduz a tensão e é antiespasmódica); valeriana (é antiespasmódica, calmante e sedativa); melissa (tranquiliza a mente). Faça infusões, usando 30g (2 colheres de sopa) de ervas frescas ou 10g (2 colheres de chá) de ervas secas. Derrame água fervendo sobre as plantas, cubra e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Coe e consuma como chá, adicionando mel a gosto.

Use o poder do toque

A massagem é um meio antigo e eficiente de reduzir o estresse e, além de eliminar tensões e dores, estimula a circulação e a imunidade.

Use algumas gotas de seu óleo de aromaterapia preferido em um óleo de base e aplique uma das seguintes técnicas nos pontos de tensão:

  • Movimento de afago: deslize as mãos sobre a pele em ritmo lento e rítmico em leque ou circulares.
  • Amassamento: use as mãos alternadas, apertando e soltando a pele entre os dedos e os polegares.
  • Fricção: usando os polegares, aplique pressão uniforme em pontos estáticos de cada lado da coluna, ou faça pequenos círculos.

Faça reflexologia na mão

Para facilitar e tratar de si mesmo, experimente a reflexologia nas mãos – em vez dos pés. Aqueça cada mão batendo em cada palma com o punho da outra mão. Usando o polegar direito na palma esquerda, comece cerca de um quarto do caminho para cima da borda interna, suba devagar para o polegar esquerdo, comprimindo com firmeza. Continue trabalhando pela palma da esquerda para a direita, seguindo para cima até cerca de 2 cm abaixo da base dos dedos. Repita na mão direita usando o polegar esquerdo. Esse método irá auxiliar no tratamento da enxaqueca.

Continue lendo o especial sobre o tema:
Como lidar com a enxaqueca
Enxaqueca: as alternativas aos remédios
Domine o estresse e reduza as crises de enxaqueca
Boa alimentação contra a enxaqueca

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.