Bem-Estar

enhanced by Google
 

Sh’Bam, o happy-hour da dança

Coreografias simples, ao estilo das dançadas em casas noturnas, são outra aposta de malhação para este ano

Fernanda Aranda, iG São Paulo | 26/04/2011 12:28

Compartilhar:

Foto: Divulgação

Nova aula de dança promete trazer a "balada" para dentro das academias

As pistas de dança das casas noturnas foram transferidas para as academias de ginástica, sendo esta a cara do “Sh’Bam”, nova aula de fitness que deve conquistar os malhadores no próximo semestre de 2011.

Apresentada na 21ª Feira Brasil Internacional Fitness, que ocorreu em Santos (litoral paulista) no último feriado de Páscoa, o Sh’Bam segue a tendência de reunir 30 pessoas em uma mesma sala de aula para fazer coreografias, tudo de uma forma mais descontraída.

Leia mais: A volta da malhação dos anos 80

“É como se fosse um happy-hour da dança”, compara Sandro Costa, treinador da Body Systems Latin America, empresa criadora do método que já está disponível na rede de academias BioRitmo.

“É uma estratégia para atrair as pessoas que nunca fizeram exercícios físicos, pois os passos foram elaborados para serem feitos por quem não sabe dançar. É quase uma modalidade livre de exercícios”, explica o treinador.

São 45 minutos que misturam coreografias simples ao som de anos 70, merengue, salsa, samba e pop (muito pop). “Não nos aprofundamos em nenhuma modalidade de dança porque o objetivo é fazer um mix de estilos mesmo. Caso o aluno se interesse por um deles, orientamos a procurar as aulas mais especializadas”, explica Costa.

Foto: Divulgação Ampliar

Aula repete os "passinhos" feitos nos anos 80 e 90 nas discotecas, ao estilo Macarena

Sh’Ban é uma gíria do mundo dos dançarinos profissionais, que significa algo como “uau”. Na nova aula, que tem como foco os sedentários, os passos remetem à moda das discotecas, típicas dos anos 80 e 90 – as pessoas ficavam enfileiradas e faziam “passinhos” em sincronia, trocando de lugar e repetindo a mesma sequencia até o final da música (Macarena foi um dos hits que imortalizou o estilo).

Os braços também movimentam bastante, em especial nos rodopios e batidas de palmas estimuladas pelos professores. O estilo John Travolta em “os embalos de sábado à noite” também visita a aula, lá pelos 25 minutos, assim como as coreografias desengonçadas de Lady Gaga.

Divertida, descontraída, mas cansativa. Sh’Ban tem coreografias simples mas que gastam muitas calorias e exigem fôlego dos participantes.

Faça o teste: Como anda o seu fôlego?

A estimativa é que é possível queimar até 500 calorias por aula, dependendo do “tamanho” que os movimentos são feitos.

É possível dançar quase sem perceber, mas se o alongamento não for feito ao final, com certeza os movimentos vão deixar lembranças nada agradáveis no dia seguinte.

Outras novidades que estarão nas academias a partir do segundo semestre deste ano:

Aeróbica retrô

Zumba, dança latina fácil, fácil

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo