Zumba, a aula latina fácil, fácil

Por Fernanda Aranda, iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

A dança que mistura ritmos promete invadir as academias no próximo semetre

Zumba: ela exige apenas um pouquinho de coordenação e pode ser praticada individualmente
Getty Images
Zumba: ela exige apenas um pouquinho de coordenação e pode ser praticada individualmente
É lambada, rumba, salsa, merengue e toda uma mistura de ritmos latinos. E o melhor: não é preciso ser um pé-de-valsa para acompanhar a aula.

Esta é a principal característica da zumba, aula de dança apresentada na 21ª Feira Internacional de Fitness, organizada pela Fitness Brasil, que promete ganhar as academias de todo País no próximo semestre.

Faça o teste e descubra qual a atividade física ideal para você

Segundo os organizadores da Feira Fitness, que ocorreu em Santos no último feriado de Páscoa, a Zumba já é sucesso nos Estados Unidos e está em outros 110 países. Chega após 10 anos de sua criação ao Brasil e o motivo do atraso é que só agora as academias brasileiras voltaram a cogitar oferecer aulas em grupo, coreografadas e sem auxílio de equipamentos como peso, camas elásticas e steps.

Leia também: A volta da malhação dos anos 80

São 8 sequências de passos coreografados, ensinados em 45 minutos. Além de queimar calorias, a aula também promete aumentar a resistência, o fôlego e tonificar os músculos dos braços, pernas e quadril.

Apesar da promessa de conciliar vários ritmos latinos, a salsa é a que predomina, mas os participantes fazem todos os passos sozinhos e não em dupla. Mesmo sendo mais fácil que as danças latinas tradicionais, exige um mínimo de coordenação motora. O rebolado, neste caso, é opcional, mas os professores incentivam a mexer os quadris e aguçar a sensualidade com olhares e movimentos dos braços.

Na feira Fitness, professores foram capacitados em Zumba, modalidade que deve ganhar as academias
Divulgação
Na feira Fitness, professores foram capacitados em Zumba, modalidade que deve ganhar as academias
Durante a feira, ao menos 200 professores foram capacitados para oferecer as aulas zumba em suas academias. A previsão de Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil, é que a partir do segundo semestre de 2011 as academias já vão oferecer a dança nas grades de atividade. 

Veja outras novidades que estarão nas academias a partir do próximo semestre:

Aeróbica retrô

Sh’Bam, o happy-hour da dança

Leia tudo sobre: exercíciosdançazumbamalhaçãosalsabem-estar

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas