Circulação

enhanced by Google
 

Circulação

Compartilhar:

O que é

A circulação é o mecanismo pelo qual o sangue é distribuído pelo corpo com a ajuda do coração, artérias, veias e capilares. Ela tem a função de fornecer e prezar pela manutenção do fluxo sanguíneo contínuo e variável aos tecidos, gerar e manter a pressão interna ao longo de sua estrutura, entregar elementos necessários ao metabolismo celular, levar substâncias que devem ser eliminadas a órgãos excretores e fazer com o sangue dos tecidos retorne para ser renovado.

O coração é responsável por receber o sangue rico em gás carbônico (venoso) e transportá-lo até os pulmões, onde ocorre a troca por oxigênio. De volta ao órgão, o sangue (arterial) é bombeado para a rede de vasos formada por artérias, veias e capilares.

As artérias são os vasos mais espessos, já que devem suportar a pressão do sangue ao sair do coração. Artérias mais finas são chamadas de arteríolas. Nas veias corre o sangue venoso. Vênulas são as pequenas veias. Na parede dos capilares, microscópicos vasos de pequeno calibre, ocorrem as trocas de gases e substâncias com as células dos tecidos.

Funcionamento

Nos vertebrados, a circulação é fechada, pois o sangue nunca sai do sistema de vasos. Nos seres humanos, o sistema cardiovascular é fechado e duplo, ou seja, é constituído por uma rede de vasos que distribui o sangue para os tecidos em dois ciclos.

Sistemas vasculares distribuídos em todas as estruturas do organismo formam a “grande circulação”. Denominada circulação sistêmica, ela conduz o sangue arterial do lado esquerdo do coração para todos os tecidos.

A aorta, a mais importante artéria do corpo, é a “porta de saída” do coração, estendendo-se até a região genital, onde se divide em artérias menores. Veia cava inferior e veia cava superior conduzem o sangue venoso proveniente dos membros inferiores e da cabeça e membros superiores, respectivamente, ao coração.

O sistema arterial e venoso do pulmão constitui a “pequena circulação” – a circulação pulmonar. Ela é responsável por conduzir o sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico a partir do lado direito do coração até os pulmões. Depois, retorna o sangue rico em oxigênio para o lado esquerdo do coração.

Este processo começa no ventrículo direito, segue pelos ramos das artérias, arteríolas e capilares pulmonares até os alvéolos (onde o gás carbônico é eliminado e o oxigênio absorvido pelo sangue), sendo finalizado pelas veias pulmonares que desembocam no átrio esquerdo.

Curiosidades

A aorta, a maior artéria do corpo humano, tem 50 centímetros de comprimento e é a grande responsável pela circulação dos cerca de cinco litros de sangue que circulam pelo corpo. Se fosse possível alinhar todos os vasos sanguíneos em um único tubo, o sangue percorreria uma distância equivalente a 100 mil quilômetros.

A temperatura média do sangue no corpo é de 37ºC. No coração, chega a 38,8ºC e no fígado a 40ºC. Quando um indivíduo tem hipotermia, ou seja, quando a temperatura do corpo cai drasticamente para níveis inferiores a 35ºC, o sistema circulatório economiza energia que poderia ser gasta com a perda excessiva de calor irrigando apenas os órgãos vitais. Sangue mais frio e mais denso pode causar bloqueios em veias e artérias. Casos mais sérios levam à falência múltipla dos órgãos e morte.

Embora exerça papéis fundamentais no homem e em outros animais, nem todos os seres vivos têm sistema circulatório. Na planária, por exemplo, o transporte de nutrientes, gases e excretas é realizado por difusão das células.

O sistema circulatório também pode ser aberto, como nos moluscos. Neste caso, não há veias ou capilares para distribuir o sangue pelo corpo. A hemolinfa, fluido similar ao sangue dos vertebrados, é impulsionada por duas a três câmaras para um vaso dorsal, a partir de onde segue para cavidades específicas, retomando o ciclo quando estas câmaras relaxam e sugam o líquido novamente por orifícios.

Doenças relacionadas

- Aneurisma de aorta abdominal

- Aneurisma da aorta torácica

- Aneurisma cerebral

- Angina

- Apneia do sono

- Arritmia

- Ataque cardíaco

- Aterosclerose

- Cardiomiopatia hipertrófica

- Chagas

- Colesterol e triglicérides altos

- Acidente vascular cerebral (AVC)

- Doença arterial coronariana

- Doenças das artérias carótidas

- Doença vascular periférica

- Embolia pulmonar

- Hemorroidas

- Hipertensão

- Hipertensão pulmonar

- Pré-eclâmpsia

- Pericardite

- Prolapso da válvula mitral

- Trombose venosa profunda

- Sopro cardíaco

- Varizes

- Coágulos sanguíneos

Últimas Notícias

Ver de novo