Pessoas que usam dentadura por muito tempo acabam sofrendo perda dos ossos na região maxilar, que são reabsorvidos pelo organismo por falta de uso, gerando uma atrofia óssea. Nesses casos, a prótese já não para mais na boca, por não se fixar de forma adequada, causando desconforto e dificultando a mastigação e a fala.

Leia também: Saiba como corrigir o sorriso gengival com o uso de botox

Implante zigomático pode ser uma solução para melhor fixação de prótese dentária para quem sofreu atrofia óssea
Shutterstock/Divulgação
Implante zigomático pode ser uma solução para melhor fixação de prótese dentária para quem sofreu atrofia óssea

Para corrigir essa situação, o implante zigomático pode ser a solução para quem usa dentadura, e teve perda óssea severa. Além de mais prático, esse procedimento evita que o paciente precise realizar cirurgias de enxerto ósseo, que são mais complicadas e acabam trazendo mais desconforto ao paciente.

Benefícios

O simples fato de não precisar realizar um enxerto ósseo faz desse tipo de implante uma das técnicas mais inovadoras da atualidade. Casos de difícil reabilitação oral têm sido solucionados por meio desse procedimento, com ótimos resultados funcionais e estéticos. A prótese dentária fica firme sem qualquer possibilidade de se deslocar.

Sendo assim, o processo cirúrgico evita que o profissional tenha que remover o osso da crista ilíaca, que é o osso da bacia, ou de outras partes do corpo. Por isso, o pós-operatório é infinitamente mais rápido e menos doloroso do que as técnicas de enxertia óssea.

O implante ajuda na recuperação da autoestima de pessoas que estão há muito tempo sem dentes ou utilizando  dentaduras. Entre as vantagens, a prótese permite sentir melhor o gosto dos alimentos e aprimora a mastigação.

Leia também: Bruxismo: entenda o ranger dos dentes

Como é feito o implante

Os pinos de titânio são ancorados e fixados ao osso zigomático, que se localiza acima do maxilar, responsável pela projeção facial, popularmente conhecida como “maçã do rosto”.

Após dois ou três dias da cirurgia, a prótese é colocada - diferente dos enxertos de grande porte, em que se deve utilizar uma prótese provisória móvel por, aproximadamente, seis meses. O procedimento é realizado em hospital.

 Os implantes de titânio são longos e podem variar, normalmente, de 3 a 5 centímetros, diferente dos convencionais que medem de 1 a 1,5 centímetros.

 A técnica, que foi proposta por um sueco, o professor doutor Branemarck em 1998, quando bem empregada apresenta elevados índices de sucesso. A indicação do implante zigomático obedece a um rigoroso critério de avaliação, devendo a sua utilização restringir-se a casos específicos.

Leia também: Você sabe o que é câncer de boca?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!