Aparelhos invisíveis? Já pensou em trocar os modelos metálicos por essa estrutura transparente? Conheça os benefícios
shutterstock/Reprodução
Aparelhos invisíveis? Já pensou em trocar os modelos metálicos por essa estrutura transparente? Conheça os benefícios

Antes, o tratamento ortodôntico só era possível com o uso dos aparelhos metálicos prateados colados aos dentes. Mas, atualmente, contamos com técnicas avançadas que favorecem, especialmente, quem deseja alinhar o sorriso sem comprometer a estética.

Uma das alternativas aos aparelhos comuns é o uso de alinhadores transparentes, que são novidade nos tratamentos ortodônticos e têm agradado bastante os pacientes já que, com este aparelho, eles podem sorrir de forma despreocupada durante o período do tratamento.

Leia também: Implante zigomático: a solução para fixar prótese dentária sem enxerto ósseo

O diferencial se dá no material, que consiste em uma placa móvel de acetato transparente rígido, moldado através do formato dos dentes do paciente. Como são confeccionados de forma individualizada, o encaixe destas estruturas com os dentes é perfeita e quase imperceptível aos olhos.

Vantagens

É bastante confortável e de fácil higienização, já que pode ser removido dos dentes para ser escovado, não necessitando de escovas especiais e ainda permitindo a utilização do fio dental normalmente.

undefined
Shutterstock/Divulgação

Alinhadores transparentes podem ser retirados para comer, e sua manutenção é mais simples e higiênica

A estrutura é removida durante as refeições e também pode ser retirada e recolocada normalmente depois de eventos sociais, reuniões, fotos e outras situações que o paciente preferir estar sem o aparelho.   

Além disso, aquela vontade de quem utiliza o aparelho metálico tem de remover o aparelho e fazer clareamento acabou. Com esse material, o paciente pode clarear os dentes antes ou durante o tratamento sem nenhum problema e ainda manter sempre os dentes brancos.

Outro benefício é a agilidade do tempo de tratamento, já que seu sistema permite um maior controle da movimentação dos dentes.

Leia também: Saiba como corrigir o sorriso gengival com o uso de botox

Por não terem metais aderidos à arcada dentária, o usuário vai perceber uma diminuição na placa bacteriana, assim como o tártaro e outros alimentos que ficam presos aos dentes quando se usa um aparelho comum com fio ou metal envolvido em si.

O material dos alinhadores transparentes também não causam a descalcificação ou manchas quando removidos, como ocorre nos aparelhos convencionais.

Como funciona?

Primeiro, são feitos os moldes da boca do paciente e esses serão escaneados por meio de um software de computador, tendo por trás toda uma estrutura industrial de prototipagem. Sendo assim, o programa irá simular todo o tratamento  para a confecção de algumas  outras placas de acetato que serão utilizadas pelo paciente ao longo do tratamento.

Quem pode usar?

Os alinhadores transparentes são indicados para a correção de vários tipos de problemas ortodônticos, mas alguns casos requerem o uso de aparelhos convencionais. O importante é sempre recorrer a uma avaliação do ortodontista para uma correta indicação.

Leia também: Dr. Bruno Puglisi conta a Maria João sobre as vantagens do implante de cerâmica

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!