Um estudo recentemente publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que a cárie dental é a segunda doença mais comum em todo o mundo, perdendo apenas para o resfriado.

Fique ligado nos sinais de dor de dente e evite a cárie dental
iStock
Fique ligado nos sinais de dor de dente e evite a cárie dental

Os levantamentos mostram que atualmente entre 60 a 90% das crianças em idade escolar sofrem com cárie dental . Podendo ter um efeito prejudicial no desempenho escolar como distração e dificuldade de aprendizagem. 

No caso dos adultos, o problema é ainda mais grave, com a doença chegando a afetar quase 100% do público em todo o mundo. Segundo o estudo da OMS, mundialmente, 30% das pessoas entre os 65 e os 74 anos já não possuem sequer dentes naturais. 

Entre os fatores de risco mais associados às cáries dentárias e doenças orais estão como uma dieta pouco saudável, o tabagismo, o abuso do álcool e uma má higiene oral. Pouca gente sabe, mas a cárie dentária é uma doença infecto-contagiosa. Ela é causada pela bactéria  Streptococcus Mutans, que adere aos dentes e se "alimenta" das partículas que sobraram da última refeição. 

Uma das formas de transmissão ocorre quando a mãe experimenta a comida do filho para ver se está muito quente. A transmissão ainda pode ocorrer durante o beijo, através da saliva.

Você viu?

A cárie inicial muitas vezes não tem sintomas, se manifestando apenas como uma mancha branca, que corresponde ao início da desmineralização do esmalte. Porém, esta mancha pode evoluir, causando os primeiros sintomas, como dor ao comer doces, ao consumir alimentos gelados e ao mastigar. 

Quando não tratada, ela avança e pode causar sintomas mais graves, como dor com estímulos quentes e até mesmo pontadas espontâneas podendo evoluir até a perda dental.

O tratamento deve ser avaliado individualmente, pois depende da quantidade de estrutura dentária que foi perdida. Basicamente, ele consiste na remoção do tecido cariado e na restauração do dente para restabelecer sua forma e função.  

A melhor prevenção é a higienização adequada. Escovar os dentes após cada refeição e usar o fio dental diariamente, evitar o consumo de açúcar e ingerir bastante água para aumentar a salivação. 

As visitas ao dentista devem ocorrer a cada 6 meses para que qualquer problema de cárie dental seja diagnosticado no início.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!