Você é daqueles que acham que a dor de dente piora à noite? Há algumas razões para isso. A posição e até o fato de relaxar nesse momento do dia podem estar ligados a essa dor. 

Segundo dentista e colunista do iG, o fato de estar deitado favorece o surgimento da dor de dente
shutterstock
Segundo dentista e colunista do iG, o fato de estar deitado favorece o surgimento da dor de dente

Leia também: Sim, é possível perder um implante dental da mesma forma que se perdem os dentes

Quando a pessoa está deitada, por exemplo, o sangue sobe para a cabeça. Esse sangue extra na área pode aumentar a dor e a pressão que as pessoas sentem de uma dor de dente .

Outra razão pela qual muitas dores ficam piores à noite é porque há menos distrações. Com pouco mais para se focar além da dor de dente não conseguimos dormir. 

No entanto, existem algumas alternativas que podem ajudar as pessoas a encontrar alívio e dormir melhor . Dr Bruno Puglisi cita algumas maneiras caseiras de tentar aliviar essa dor: 

Leia também: 8 hábitos que prejudicam seus dentes

Medicação para dor 

Medicações para dor oral pode ajudar a tratar uma dor de dente à noite.

Tomar medicamentos, como parecetamol ou ibuprofeno e dipirona, é uma maneira rápida e simples para muitas pessoas reduzirem  as dores de dente leves e moderadas. Entretanto, é preciso estar sempre atento a pacientes alérgicos a tais medicamentos e manter a dosagem recomendada na embalagem.

Se a dor de dente for grave, é melhor consultar um dentista e conversar com ele sobre analgésicos mais fortes.

Compressa fria

A aplicação de um saco de gelo enrolado em uma toalha no lado afetado do rosto  ajuda a contrair os vasos sanguíneos na área, o que pode reduzir a dor para permitir que uma pessoa adormeça.

A aplicação de uma compressa fria na área por 15 a 20 minutos  antes de dormir também pode ajudar a prevenir a dor

Você viu?

Elevação da cabeça

O acúmulo de sangue na cabeça pode causar dor e inflamação adicionais. Para algumas pessoas, elevar a cabeça com dois travesseiro pode aliviar a dor o suficiente para adormecer.

Pomadas anestésicas

Essas pomadas também podem ajudar a reduzir a dor de dente. Pomadas anestésicas que contêm ingredientes como benzocaína podem adormecer a área. No entanto, a benzocaína não é adequada para uso por crianças pequenas.

Enxágue com água salgada

Um simples enxágue com água salgada é um remédio caseiro comum para dor de dente. A água salgada é um agente antibacteriano natural, por isso pode reduzir a inflamação.

Leia também: Enxaguante bucal com álcool ou sem, qual deles devo usar?

Bochecho com água oxigenada 10 vol

A periodontite é uma infecção gengival grave que geralmente ocorre como resultado de falta de higiene bucal. Pode causar problemas como dor, sangramento na gengiva

As pessoas devem sempre diluir a água oxigenada 10 vol em água e bochechar - não engolir. E não usar diariamente , apenas numa emergência. Este remédio não é adequado para crianças, pois existe o risco de engolir acidentalmente a mistura.

Chá de menta

Tomar chá de menta ou chupar saquinhos de chá de menta também pode ajudar a aliviar temporariamente a dor de dente.

A menta contém compostos antibacterianos e antioxidantes . O mentol, um ingrediente ativo da hortelã, também pode ter um efeito anestesico leve em áreas sensíveis.

Cravo

O eugenol, que é um dos principais compostos do cravo- da- índia , pode reduzir a dor no dente. Ele atua como analgésico, o que significa que anestesia  a área. Para usar o cravo para dor de dente, mergulhe o cravo em água e amasse-o, fazendo uma pasta. Em seguida, aplique a pasta no dente 

Como alternativa, mastigar ou chupar suavemente um único cravo-da-índia e permitir que ela fique próxima ao dente dolorido pode ajudar a aliviar a dor.

Essas são apenas algumas dicas emergenciais quando a pessoa não tem como consultar um profissional. Entretanto, não deixe a dor de dente tirar seu sono no dia seguinte, procure o seu dentista imediatamente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!