Lentes
Reprodução
Lente de contato dental é opção estética e segura


  • 1.  O que são as lentes de contato?

Os laminados de porcelana são mais conhecidos por dois nomes: faceta de porcelana e lente de contato dental. As facetas são laminados com espessura mínima de 0.7 mm. Já as lentes de contato dentais são laminados de porcelana ultrafinos, que apresentam espessura de cerca de 0.2 mm apenas.


  • 2.  A lente de contato dental pode escurecer com café, vinho ou chá? 

A lente de contato dental é feita de porcelana, portanto não escurecem. O que pode ocorrer são manchas superficiais que são removidas com facilidade.

  • 3.  Quanto tempo duram as lentes de contato dentais?

A lente de contato dental dental podem durar dez anos ou muito mais. Mas em alguns casos pode durar menos, tudo vai depender do cuidado de cada um. Do mesmo modo que nosso dente pode durar 1 ou 30 anos, a porcelana também. A porcelana é um material inerte e biologicamente compatível.

Essa é uma pergunta muito frequente e a resposta é simples: Quanto tempo duram nossos dente? quanto tempo vou ter cáries nos dentes? Isso não temos como responder, vai depender do cuidado de cada paciente desde a higiene e o que vai morder. A comida não é dura, mas os hábitos errados como morder canetas, roer unhas, abrir garrafas, sachês e tudo mais podem prejudicas tanto as lentes como nossos próprios dentes.

As vezes tenho pacientes que perdem o dente por inteiro por algum problema na gengiva e a lente está lá intacta. Portanto os tecidos ao redor do dente sob a porcelana podem sofrer alterações com o tempo ou o osso que suporta eles e pacientes que tem uma formação de tártaro maior do que os outros também estão sujeitos a perdas.

Resumindo em poucas palavras. Se comprarmos uma Ferrari e não trocarmos o óleo, em 6 meses teremos um motor estourado, portanto a duração vai do cuidado de cada um.

  • 4.  Qual delas é a mais indicada? a faceta de porcelana ou a lente de contato?


Isso depende de cada caso. Por ter espessura maior, a faceta de porcelana tem uma maior cobertura na correção de grandes falhas, como dentes muito escuros ou manchados , mais desalinhados ou tortos. Sendo assim o desgaste dos dentes será maior.

Já as lentes de contato dentais são mais indicadas para menores correções, como leves desalinhamentos, correção do formato dos dentes, melhora na cor, fechamento de espaços. Por terem espessura ultrafina, o desgaste nos dentes será mínimo e em alguns nem o desgaste é preciso ser feito

  • 5.  Épreciso anestesia para a colocação dos laminados de porcelana?

A anestesia será indicada ou não de acordo com a sensibilidade de cada paciente e também ao desgaste que terá que ser feito, que acaba variando de paciente para paciente.

  • 6. As lentes podem ter cáries?


Não! A porcelana não  tem como ter cáries, mas os dentes abaixo delas, sim.

Por isso os cuidados com escovação, fio dental e tudo mais deve ser redobrado, pois por mais bem adaptada que seja a lente ou faceta, sempre terá um ponto de união entre dente e porcelana por isso pode se ter uma infiltração

A melhor forma de se prevenir é uma consulta regular com seu dentista para caso tenha algum problema ele possa corrigir no início.

  • 7.  O procedimento é reversível?


As facetas de porcelana podem ser retiradas, mas precisam ser substituídas por outras. Isso ocorre porque a estrutura do dente é desgastada para sua colocação, portanto é preciso repor essa estrutura. 

Já no caso das lentes de contato dentais, é possível fazer a remoção e manter apenas os dentes naturais, desde que não tenha sido necessário nenhum desgaste para a colocação das lentes. No entanto, a remoção não é recomendada, pois o procedimento é bastante delicado e utiliza uma broca na remoção da porcelana, que na maioria dos casos acaba removendo o esmalte do dente, podem ficar também restos da cola que são difíceis de remover sem ter um desgaste dental

  • 8.  Por que é um procedimento caro?

Todo profissional que faz esse tipo de procedimento é altamente qualificado que vai desde a realização de cursos, muito estudo e aprendizado. O investimento em todo material envolvido é caro, que vai desde os materiais de moldagem à cola a ser aplicada, scanners de última geração e fora todo trabalho do laboratório de prótese com equipamentos de ponta, protéticos também qualificados e especialistas no assunto, o próprio material que é a porcelana e fora toda responsabilidade do profissional que acaba se tornando responsável pelo trabalho realizado.

Todo trabalho é totalmente personalizado, planejado e realizado por uma equipe de profissionais. Além do mais os pacientes tem a impressão do laboratório ser aquela pessoa trabalhando sozinha em uma pequena sala cheia de dentes, mas nãe é isso! E, faz tempo, os laboratórios se tornaram verdadeiras empresas com diversos profissionais e equipamentos até mais caros que os dentistas utilizam, fora as grandes empresas revendedoras de tudo envolvido com garantias de qualidade e com todo suporte necessário para sempre melhor atender o laboratório, o dentista e até o paciente final.

  • Por que os dentes ficam tão brancos e grandes?

Na verdade quem escolhe a cor tamanho e formato dos dentes é o paciente. A moda parece ser dentes brancos como vemos artistas e pessoas por ai, mas isso é totalmente pessoal. Nós como profissionais sempre damos nossa opinião variando do perfil de cada paciente, mas quem resolve o resultado final é o paciente. 

A grande vantagens desse trabalho é que sempre são feitas provas para o paciente ver como vai ficar e só vai ser colada quando o mesmo der o ok. Caso o paciente não goste de algo, o material é enviado ao laboratório de prótese novamente para novos ajustes e uma nova prova

Nossa obrigação como profissional é sempre obsevar as adaptações das porcelanas nos dentes, um bom ajuste na mordida, usar materiais adequados e atender dentro do possível a expectativa do paciente.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!