Todas as pessoas em tratamento ortodôntico contam os dias para a retirada do aparelho fixo ou alinhadores, mas ainda precisarão conviver com um outro tipo de acessório: a contenção. Esse acessório desempenha um papel fundamental na manutenção do resultado e garante o sucesso do tratamento por muito tempo.

Nesta etapa, que depende muito da colaboração do paciente, o tratamento permite que os dentes, já livres do aparelho, sofram algumas acomodações fisiológicas e funcionem melhor em suas novas posições. Esse dispositivo funciona de forma diferente do aparelho convencional, em vez de movimentar a dentição, ela impede que os dentes voltem a ficar tortos. 

Existem vários modelos de contenção: fixas, removíveis, de acrílico, com fios, transparentes, e muitas outras. Geralmente, utiliza-se no arco inferior uma contenção fixa colada na parte de trás dos dentes. No arco superior, pode-se usar uma fixa, dependendo da mordida do paciente, ou uma removível, mas não existe uma recomendação universal. Cada modelo vai ter uma indicação específica de acordo com cada caso.


A razão pela qual é tão importante usar uma contenção após o tratamento com aparelho dentário é que os dentes têm uma tendência natural a se moverem de volta para sua posição original. Isso ocorre porque os ossos e tecidos que sustentam os dentes levam algum tempo para se adaptar à nova posição dos dentes. A contenção ajuda a manter os dentes na posição correta enquanto esses tecidos se adaptam.


Não usar uma contenção após o tratamento ortodôntico pode resultar em uma movimentação dos dentes e na necessidade de repetir o tratamento. Além disso, essa nova movimentação dos dentes pode causar novos problemas, como problemas de mordida, dores de cabeça e até problemas de fala.


A contenção também pode ser utilizada  em outras situações. Por exemplo, quando a pessoa passa por um tratamento periodontal e possui mobilidade nos dentes, a contenção pode ajudar para fixar os dentes, o que é chamado de esplintagem ou contenção periodontal.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!