Todas as peles precisam ser hidratadas corretamente
Adeelch/Pixabay
Todas as peles precisam ser hidratadas corretamente

As glândulas sebáceas são células da pele responsáveis pela produção da gordura que reveste a nossa pele. Essa gordura se localiza nas camadas mais superficiais da pele e tem muitas funções: lubrificação, defesa contra invasores como vírus ou bactérias e até mesmo proteção solar. Sim, o óleo presente na pele funciona também como um filtro solar.

Embora haja uma tendência natural em se pensar que a pele oleosa está hidratada, é preciso desmistificar isso. Todos tipos de pele precisam de hidratação, mesmo as peles intensamente oleosas e inclusive as peles com acne ou cravos.

Os hidratantes são compostos de três grupos de substâncias: emolientes, umectantes e oclusivos. Umectantes atraem água, emolientes preenchem os espaços entre as células e oclusivos cobrem a pele e evitam a evaporação da água. A harmonia entre esses três grupos é o que garante a qualidade de um bom hidratante.

Nas peles oleosas, é como se já existisse o componente de oclusão e, por isso, o hidratante deve então ser composto por principalmente por emolientes e umectantes. Glicerina, ureia, pantenol, ácido hialurônico e ceramidas são alguns exemplos de substâncias que precisam estar presentes nos hidratantes para pele oleosa. Já as ceras, manteigas e petrolato devem ser evitadas porque deixariam a pele mais oleosa e propensa a acne.

Termino lembrando que um bom hidratante não precisa ser caro. Peça ao seu dermatologista para manipular um hidratante de acordo com o seu tipo de pele. Assim você garante que está usando um produto adequado ao que a sua pele necessita e ainda bem mais barato.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!