Coronavac é a opção brasileira de vacina contra Covid-19
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Coronavac é a opção brasileira de vacina contra Covid-19

No feriado de 7 de setembro os testes clínicos da Coronavac , vacina brasileira contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) , completarão um mês em São José do Rio Preto (SP). As vacinas são aplicadas pela Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) e tem previsão de ser aplicada em 400 voluntários do interior de São Paulo.



Os testes são coordenados pelo chefe do laboratório de virologia da Famerp, o professor Maurício Lacerda Nogueira, e ocorrem no Centro de Pesquisas Clínicas da Vila Toninho. O estudo da vacina é responsabilidade da bióloga Eliane Fávaro.

“Até o momento, cerca de 100 pessoas já foram envolvidas no estudo. Uma parte já tomou as duas doses, e a outra a primeira. Nos próximos dias vamos acelerar o recrutamento para chegar as 500 pessoas até o fim do mês ”, afirma Maurício Nogueira.

Os voluntários já vacinados tiveram que se inscrever e passaram por uma triagem para serem convocados, eles recebem duas doses da Coronavac , com um intervalo de 14 dias entre cada uma. A seleção continua acontecendo entre profissionais da área da saúde envolvidos no atendimento de pacientes com Covid-19, que não testaram positivo para a doença e não participaram de outros estudos clínicos com o mesmo produto sob investigação.

Todos os participantes serão acompanhados durante um ano, por médicos, enfermeiros e farmacêuticos responsáveis pelo estudo.

No Brasil quem conduz os trabalhos da Coronavac é o Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!