Três pacientes podem ter simultaneamente os resultados em 12 minutos
Foto: Reprodução/Vektor
Três pacientes podem ter simultaneamente os resultados em 12 minutos

Uma empresa italiana lançou nesta quarta-feira (16) um novo teste para detectar o novo coronavírus (Sars-CoV-2) no corpo humano em apenas 12 minutos.

De acordo com a Menarini Diagnostics, à frente da pesquisa, "o novo exame é capaz não só de identificar em 12 minutos se o paciente é positivo para Covid-19, mas também de indicar se foi desenvolvido anticorpos anti-Sars-CoV-2 e sua carga viral", diz a nota da companhia responsável pelo teste.

Em comunicado, a Menarini Diagnostics destaca ainda que a diferença em relação aos outros sistemas de detecção da Covid-19 é que este "revela a presença do antígeno e, portanto, a eventual infecção pela busca por proteínas específicas do vírus".

O teste utiliza uma amostra extraída do nariz e da garganta do paciente é realizado por meio da plataforma Afias, desenvolvida pela própria Menarini Diagnostics e pode ser usada em qualquer local.

Atualmente, existem dois modelos: o Afias 1, que permite realizar um teste por vez, e o Afias 6, que possibilita a análise de seis amostras. A plataforma ainda garante a realização de testes sorológicos que detectam a presença e quantidade de anticorpos IgM e IgG no sangue do paciente.

No caso do Afias 6, três pacientes podem ter simultaneamente, em 12 minutos, o resultado do teste sorológico e do antígeno. "É extremamente importante fornecer testes confiáveis que permitam a triagem em grande escala e a detecção rápida de casos positivos para conter a disseminação da Covid-19", afirmou o chefe global da Menarini, Fabio Piazzalunga. "Em última análise, nossas vidas e economias dependerão cada vez mais da disponibilidade e eficiência dessas ferramentas de diagnóstico", acrescentou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!